Lula segue líder no Nordeste, indica pesquisa Datafolha

O ex-presidente mantém estabilidade e tem 68% das intenções de voto na região. No 1º turno Lula teve 67% dos votos válidos do Nordeste.

Foto: Ricardo Stuckert

A pesquisa Datafolha de sexta-feira (14), encomenda pela Globo e pela Folha de São Paulo, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a vantagem nas intenções de voto sobre Jair Bolsonaro (PL) na região Nordeste: Lula tem 68% e Bolsonaro 27% (em votos totais).

Os números são muito próximos com os resultados no 1º turno na região. Na votação de 2 de outubro, Lula teve 67% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro teve 26,8%. Considerando a margem de erro da pesquisa, os números são similares aos que foram computados no primeiro resultado. Já no Sudeste Bolsonaro tem 48% das intenções de voto e Lula 44%.

Esta semana Lula e Bolsonaro tiveram agendas nas duas regiões. O ex-presidente Lula esteve na terça-feira (11) em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e na quarta-feira (12) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Também na quarta esteve em Salvador, na Bahia.

Na quinta-feira (13), Lula esteve em Aracaju, Sergipe, e em Maceió, Alagoas. Antes de retornar a São Paulo para se preparar para o debate presidencial no próximo domingo (16), na TV Bandeirantes, ainda participou de ato em Recife, Pernambuco, na sexta-feira (14).

Já Bolsonaro participou na quinta-feira de ato esvaziado em Recife e neste sábado (15) de comício em Teresina, Piauí.

Regiões

A pesquisa uma diferença mínima no Norte do país, região que Lula venceu no 1º turno. Nas intenções de voto captadas pelo Datafolha, Bolsonaro está com 49% e Lula com 46%

No Sul os números são 55% contra 38% e no Centro-Oeste 55% contra 39%, ambos com Bolsonaro na frente.

Na pesquisa nacional, já assimilando todas as regiões de forma unificada, Lula lidera com 53% contra 47%, nos votos válidos.

O Datafolha ouviu 2.898 eleitores, em 180 municípios, de todos os estados do Brasil, entre quinta-feira (12) e sexta. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o registro BR-01682/2022.