Em Belford Roxo (RJ), Lula destaca investimentos no Rio de Janeiro

Ex-presidente criticou estímulo à violência com armamentismo e destacou realizações de suas gestões, como a construção de 83 mil casas e 70 UPAs

Lula e Waguinho participam do ato Brasil da Esperança, no clube Heliópolis, em Belford Roxo, Baixada Fluminense. Foto: Ricardo Stuckert

A cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, ganhou as cores da campanha da Frente Brasil da Esperança na noite desta terça-feira (11) ao receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No primeiro evento no Rio de Janeiro no segundo turno, foi formalizado o apoio do prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, presidente estadual do União Brasil, e de sua esposa, Daniela Carneiro, deputada federal mais votada do Rio pela legenda. Mais cedo, Lula concedeu entrevista coletiva. A popularidade do prefeito foi disputada por Jair Bolsonaro, que perdeu o apoio para Lula.

Ao lado do prefeito e da deputada federal Daniela do Waguinho, Lula pretende ampliar sua votação nos onze municípios da Baixada. Belford Roxo tem meio milhão de habitantes na região que inclui municípios como Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica e Itaguaí, com 4 milhões de habitantes.

Lula defendeu que o Brasil precisa quebrar o ciclo do atraso perpetrado por Jair Bolsonaro e deixar para trás a fome, miséria, o ódio e as mentiras do extremista de direita. Ele também destacou o clima de violência que Jair Bolsonaro estimula ao facilitar a venda de armas.

Leia também: Datena esconde voto, mas prevê vitória de Lula e já dá conselhos

“Esse país precisa de amor e não de ódio, de paz e não de guerra, e é esse país que eu quero construir”, discursou o ex-presidente para milhares de pessoas que se reuniram na quadra do clube Atlético Heliópolis. “Não é possível que nós tenhamos um presidente que facilite a venda de armas ao invés de distribuir livros”, prosseguiu. A Baixada Fluminense sofre com a violência, mas Lula também dialogou com a forte população adepta de igrejas evangélicas da região.

O ex-presidente ressaltou que a regulamentação das igrejas, que garantiu a liberdade religiosa, foi feita por ele quando estava na Presidência. “E para os mentirosos que utilizam Deus, eles estão cometendo um pecado, porque quem regulamentou a liberdade da religião neste país e criou o Dia da Marcha com Jesus fui eu, quem respeita o evangelho somos nós. Então, não minta porque Deus está vendo. A verdade é dura, demora para chegar, mas é melhor morrer com a verdade do que viver com a mentira. E quem ganha uma eleição com mentira não conseguirá governar, porque a mentira não prevalecerá”, garantiu o ex-presidente.

Investimentos na região

O ex-presidente Lula destacou os investimentos realizados pelas gestões petistas na Baixada Fluminense, como a criação de 194,4 mil postos de trabalho, 61 mil moradias contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida, e os 30 mil alunos beneficiados pelo Fies e Prouni. “O maior programa habitacional desse país, o chamado Minha Casa, Minha Vida, foi criado por mim em 2009. Só na cidade do Rio de Janeiro 83 mil casas para o povo”, disse.

Leia também: Lula critica Bolsonaro por mentiras envolvendo evangélicos e ataques a nordestinos

“Sabe quantos o Bolsonaro contratou? 107 imóveis, sendo 51 pagos com dinheiro vivo para a família dele. Ele inventou uma tal casa verde e amarela. Onde está? Pois eu vou voltar com o Minha Casa, Minha Vida e vocês poderão pintar da cor que quiserem”, assegurou.

Na Baixada Fluminense, foram inúmeros os investimentos na educação e na saúde, nos 13 anos de governos Lula e Dilma Rousseff, como a construção dos campi da UFRJ em Duque de Caxias, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Nova Iguaçu e dos institutos federais em Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Mesquita e Paracambi, além do Colégio Pedro II em Duque de Caxias. Na saúde, foram contratados 221 profissionais do Mais Médicos, erguidos 12 postos de saúde, e entregues 14 UPAs, 35 ambulâncias e 12 UTIs do SAMU, além da modernização da Refinaria Duque de Caxias.

“Não é possível o Brasil estar bem se a cidade não está bem. É na cidade que pessoas brigam por saúde, por asfalto e por segurança. O presidente da República precisa governar junto com o prefeito porque é para o prefeito que chega a reclamação. Estou aqui para dizer que vamos voltar a governar o Brasil, vamos fazer com que o Rio de Janeiro receba do governo federal o investimento e o respeito necessário”, afirmou Lula.

Leia também: Lula vai ao Rio de Janeiro para desidratar dois enclaves bolsonaristas

“Tudo isso feito no nosso governo aqui em Belford Roxo. Eu desafio alguém que vai votar no Bolsonaro a encontrar um tijolo que ele colocou nessa cidade”, disse. “Ele é mentiroso, procure saber se ele faz de verdade”, observou, antes de listar realizações no estado do Rio.

“Bolsonaro, se você quer aprender, leia isso aqui [o documento, com as realizações], e aprenda a governar o país respeitando os interesses do povo. Por isso, estejam certos, vamos ganhar as eleições no estado do Rio e vamos dar uma surra neles em Belford Roxo”.

Defesa da Democracia

Lula e Waguinho participam do ato Brasil da Esperança, no clube Heliópolis, em Belford Roxo, Baixada Fluminense. Foto: Ricardo Stuckert

Waguinho, por sua vez, disse que o bolsonarismo tenta fazer uma “lavagem cerebral” na cabeça dos evangélicos, e citou que escolheu apoiar Lula por ele ser a melhor opção para cuidar do povo brasileiro, lembrando que ele nunca esteve contra a igreja. Antes, durante a caminhada, ele já havia defendido a candidatura de Lula.

“Com Lula a paz vai voltar a reinar no nosso país, a democracia, o direito a universidade, as escolas técnicas, tudo vai voltar. Nós não devemos misturar a questão religiosa, que eles estão tentando fazer uma confusão na cabeça dos evangélicos, com governabilidade. A política tem uma função aqui na terra, que é cumprir o que a Constituição determina. O compromisso da igreja é outro, é cuidar do pobre, do aflito, do necessitado, é dar água para quem tem sede e comida para quem tem fome”, afirmou.

O prefeito de Belford Roxo também comentou que Jair Bolsonaro virou as costas para a Baixada Fluminense, e que com Lula na Presidência as portas do Palácio do Planalto estarão abertas para a população do Rio de Janeiro. Waguinho incentivou a militância a manter a mobilização para continuar virando votos no estado.

Diálogo com prefeituras

O presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi afirmou que o ato na Baixada Fluminense irá se espalhar por todo o estado do Rio de Janeiro. “Hoje é o começo da virada, Lula voltará à Presidência para resgatar o Brasil”, bradou Lupi. “Hoje estão aqui os patriotas. Nunca o Brasil precisou tanto de patriota como agora”, clamou o pedetista.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes ressaltou que foi prefeito quando Lula era presidente, como é agora com Bolsonaro ocupando o Planalto. “Eu sei bem o que significa trabalhar com um presidente que ouve a gente, que presta atenção naquilo que a gente diz, que chora o nosso choro, que sofre o nosso sofrimento”, declarou Paes. O prefeito relatou as inúmeras viagem para Brasília para tratar de projetos com Lula.

“Imagina o que Vaguinho não fará por Belford Roxo com Lula presidente. A revolução que ele já faz vai se radicalizar, com respeito, com projetos e realização”, afirmou o prefeito da capital fluminense. Paes reiterou que o estado do Rio irá “dar uma lavada” em Bolsonaro. “Vamos mostrar que esse povo é grato ao Lula”.

Participaram do encontro importantes lideranças da política nacional, com o senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, a deputada federal e presidenta nacional do PT Gleisi Hoffmann, o presidente da Assembleia fluminense, André Ceciliano (PT), candidato derrotado ao Senado, a mulher do ex-presidente, Rosângela da Silva, a Janja, e a deputada federal Benedita da Silva e o presidente nacional do Agir, Daniel Tourinho.

Autor