Campanha de Lula quer ampliar vantagem no Nordeste

Ex-presidente participa de atos na Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco nesta semana. Vencedor em toda a região, Lula fortalece palanques de aliados ao governo no 2º turno.

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá visitar 4 estados do Nordeste nesta semana. Os atos acontecem em estados que terão 2º turno nas eleições para o governo. O candidato foi vitorioso em todos os estados da região.

Na quarta-feira (12), Lula estará em Salvador, Bahia, junto com o candidato ao governo Jerônimo (PT). O 2º turno no estado acontece após Jerônimo vencer por 49,45% (4.019.830 votos) contra 40,80% (3.316.711 votos) de ACM Neto (União Brasil).

No dia seguinte, quinta-feira (13), o ex-presidente fortalece os palanques dos candidatos ao governo Rogério Carvalho (PT), em Aracaju, Sergipe, e de Paulo Dantas (MDB), em Maceió, Alagoas.

Para completar, na sexta-feira (14), o candidato do PT à presidência estará em Recife com a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), candidata ao governo de Pernambuco. 

No Nordeste, Lula teve 67% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro teve 26,8%. Em quantidade de votos foram 21,7 milhões de votos para o ex-presidente contra 8,7 milhões de Jair Bolsonaro (PL), uma diferença positiva para Lula em, aproximadamente, 13 milhões de votos.

Sangue nordestino

Após o resultado do 1º turno, Bolsonaro associou o Nordeste ao analfabetismo pela ampla vitória de Lula na região.

A fala de Bolsonaro gerou revolta na sociedade e grande repercussão nas redes sociais. O ex-presidente Lula, nascido em Garanhuns, Pernambuco, reagiu e afirmou que as pessoas que têm origem nordestina não deveriam votar no atual presidente. “Quem tem uma gota de sangue do Nordeste não vota no Bolsonaro”, disse Lula.