Após declarar voto em Lula, Fernanda Montenegro é atacada nas redes

A atriz de 92 anos publicou uma carta aberta declarando apoio ao ex-presidente e foi alvo de fake news.

A atriz Fernanda Montenegro | Foto: Paulo Belote/Divulgação/TV Globo

Pouco tempo após publicar um vídeo no Instagram declarando voto no ex-presidente Lula (PT) no segundo turno da eleição presidencial, a atriz Fernanda Montenegro virou alvo de ataques bolsonaristas nas redes sociais. Aos 92 anos, a artista é um dos principais patrimônios culturais do país e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Na carta, publicada e narrada por Fernanda na última sexta-feira (7), ela afirma que votará em Lula, em 30 de outubro, “em nome da democracia”. “Quem fala é Fernanda Montenegro. Voto em Lula. Na esperança de um Brasil com educação, com saúde e na defesa da natureza. Voto em Lula. na esperança do real atendimento à ciência, à cultura, à cultura das artes. Em nome da democracia para o presidente Lula.”

Não demorou muito para que a atriz, que recebeu inúmeras mensagens de apoio, se tornasse a mais nova vítima do ódio proferido pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Quem é Fernanda Montenegro na fila do pão?”, questionou um internauta no Twitter. “Para mim é só mais uma pessoas (sic) no meio desse povão de esquerda, que não respeitam a democracia”, acrescentou outro usuário. Um terceiro afirmou ainda que sente “nojo e repulsa” de Fernanda Montenegro.

Além de ofensas, o nome da atriz começou a circular em notícias que diziam que ela havia morrido. A postagem da atriz foi compartilhada pela jornalista Miriam Leitão, que também acabou recebendo ataques dos bolsonaristas. A idade das duas foi usada por uma usuária para descredibilizar a opinião delas.

“Publicação e o áudio de duas Idosas que infelizmente não estão mais com suas condições mentais em dia”, escreveu a mulher. “E quem é Fernanda Montenegro, mulher, tu é doida é, nós lá nos importamos com Fernanda Montenegro, ou qualquer outro artista, que tão todos desesperados porque o dinheiro fácil acabou”, disse outro usuário.

Veja a íntegra da mensagem compartilhada por Mirian Leitão.

Autor