Lula na TV desmascara o orçamento de Bolsonaro para 2023

A segunda propaganda eleitoral de Lula na TV mostrou como a soberania nacional foi prejudicada durante os quatro anos de Governo Bolsonaro.

MAIS RESPEITO PELO BRASIL | 17º PROGRAMA DE LULA - 2º TURNO

No 2º dia de propaganda eleitoral na TV, a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou como Jair Bolsonaro “faz o Brasil passar vergonha“. Com isso, revela o desprestígio internacional do país, que deixa de ter a relevância diplomática que tinha durante os governos de Lula.

O programa mostra imagens de Lula com outros chefes de Estado e autoridades internacionais, enquanto Bolsonaro é mostrado isolado nos eventos internacionais. “O Brasil sempre foi respeitado no mundo. E os brasileiros queridos por todos“, inicia o texto, depois de mostrar manchetes negativas sobre o país.

Em seguida, mostra protestos contra Bolsonaro no exterior, devido ao desmatamento e a agressão a povos indígenas, e o impacto nefasto da sua gestão na pandemia da covid-19, “que matou quatro vezes mais que em outros países do mundo”.

O Brasil também perde oportunidades comerciais e intercâmbio econômico, conforme mostra o vídeo. “Pelo 3º ano seguido, o Brasil não participou da reunião do G7″, destaca a propaganda.

Orçamento

Num momento revelador do roteiro, a campanha mostra a falácia de Bolsonaro ao dizer que o Brasil vai melhorar em 2023. O programa destrincha alguns aspectos do orçamento aprovado pelo governo para o próximo ano que revelam o drama que os brasileiros vão viver se o reelegerem.

Começa mostrando que o salário mínimo continuará sem aumento real, que o Auxílio Brasil voltará a ser de R$ 400. Mostra cortes de 95% em moradia, na merenda, no ensino infantil e creches, assim como no Farmácia Popular e no combate ao câncer. Tudo isso para finalizar mostrando a reserva de R$ 20 bilhões para o orçamento secreto. O programa conclui mostrando que o investimento em todos estes itens estão garantidos no programa de governo de Lula.

Depois de comparar diferenças de propostas entre os dois, Lula diz que o 2º turno é “extraordinário para comparar 2 projetos de país“. Ao final, a propaganda voltou a destacar os apoios recebidos pelo petista ao longo da semana e incluiu um esquete cômico dos “fantasmas” que circulam nas redes sociais para criar pânico moral.