Elena Landau, economista de Simone Tebet, declara voto em Lula

Economista responsável pelo programa de governo do MDB diz que é preciso impor um freio a Bolsonaro, mas Congresso eleito não é “combinação saudável”.

A economista Elena Landau, responsável pelo programa econômico da candidata Simone Tebet (MDB), declarou voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno. Com isso, ela soma-se a uma lista de outros economistas, como Armínio Fraga (ex-presidente do BC), Persio Arida (ex-presidente do Banco Central), Pedro Malan (ministro da Fazenda de FHC), Edmar Bacha (ex-presidente do BNDES), ligados ao Plano Real e aos governos tucanos, que declararam, em nota conjunta, apoio a Lula no segundo turno.

Em entrevista ao jornal O Globo, ela justificou seu voto como sendo de oposição a Bolsonaro, preocupada pelo avanço da extrema-direita no Congresso. Ela também demonstrou preocupação com a questão ambiental.

“Meu voto é contra a reeleição de Bolsonaro. Após ver o Congresso Nacional que foi eleito no domingo, é preciso dar um freio ao atual presidente. É um Congresso conservador e de direita. Com Bolsonaro, essa combinação não é saudável”, ponderou.

Leia também: Simone Tebet anuncia apoio a Lula por “compromisso com a democracia”

“O Brasil escolheu Lula contra Bolsonaro”, disse a economista e advogada que foi diretora de Privatizações do BNDES, apontando Lula como “a opção que temos no momento”. afirmou  

Em relação a questão ambiental, ela alertou para o nível de destruição do atual governo e as relações internacionais do Brasil. Segundo ela, o “Brasil não sobrevive a mais quatro anos de destruição ambiental dessa maneira”.

Helena disse que a questão ambiental “O Brasil não pode ser um pária no mundo, sem receber investimento. Com o risco de o mercado lá fora não colocar o país no radar.

Para ela, Lula precisa usar a conciliação, fazer um governo de coalização, porque com o  atual Congresso eleito, ele vai precisar de muito apoio. Ninguém aceita mais “mensalão ou orçamento secreto”, criticou.

Leia também: Armínio Fraga declara voto em Lula e mais economistas devem manifestar apoio