Isa Penna reage à perseguição em SP: “Orgulho do que fiz”

Alesp aceitou denúncia do deputado Coronel Telhada (PP), que acusa Penna de quebrar o decoro parlamentar ao cobrar delegado de Registro; caso aconteceu em junho

A deputada estadual Isa Penna | Foto: divulgação/Alesp

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) abriu um processo nesta quarta-feira (5) pedindo a cassação do mandato da deputada estadual Isa Penna (PCdoB-SP) por quebra de decoro parlamentar.  A denúncia é relacionada a uma discussão que a deputada teve com o delegado Fernando Carvalho Gregório, da cidade de Registro, no interior da capital paulista, em junho deste ano.

A representação feita pelo deputado Coronel Telhada (PP) contou com quatro votos favoráveis e três contrários, no Conselho de Ética da Alesp.

No episódio, gravado em vídeo, Isa aparece questionando o porquê do delegado ter liberado o agressor da procuradora-geral do município Gabriela Samadello Monteiro de Barros, espancada a socos e pontapés pelo colega de trabalho, o também procurador Demétrius Oliveira de Macedo. As agressões aconteceram dentro da prefeitura da cidade e foram registradas pelas câmeras de segurança.

Em declaração ao Universa, do Uol, Isa afirma que não se arrepende do que fez: “Aquela é uma cena que eu tenho orgulho”.

“Aquela cena que viralizou é apenas um pedaço do absurdo que estava acontecendo ali. Tivemos um flagrante e quando chegamos para filmar tinham 60 mulheres em frente a uma Delegacia da Mulher sem saber se seriam recebidas. Foi só quando eu cheguei que elas puderam entrar na delegacia. O delegado só apareceu depois da agressão”, disse.

Segundo Isa, o delegado não registrou o caso da forma correta e ainda pediu para que ela se dirigisse a outra delegacia para fazer a denúncia. “Não foi uma questão de que eu fui para cima de alguém, e sim, de que minha equipe já tinha sido agredida e eu estava testemunhando um absurdo. Estava em uma delegacia da mulher onde mulheres eram impedidas de entrar, onde o delegado justificou uma agressão na frente da minha equipe”, conta.

A parlamentar discorda que sua atitude seja tida como quebra de decoro. “Para mim, a quebra de decoro seria ser omissa. Expressei minha indignação contra uma conduta que foge da legalidade, questionei o ponto de vista político e a forma como aquelas mulheres foram recebidas na delegacia. Foi uma reivindicação após uma revolta”, conta.

Ela diz também que sua atuação é motivo de orgulho. “Não vai ser a cassação do Conselho de Ética que vai me fazer perder a noção dos motivos pelos quais me tornei deputada. Me elegi para defender o povo, se fosse para ficar na diplomacia eu seria diplomata”, disse.

Isa Penna terá cinco dias para apresentar uma defesa. Uma comissão será formada para avaliar o caso. Se optar pela cassação do mandato, um parecer será enviado à Comissão de Constituição e Justiça. Em seguida, o parecer poderá ir a Plenário, que votará pela cassação ou não do mandato.

Relembre o caso

Em junho, Penna foi à cidade do interior participar de um protesto contra a decisão do delegado Fernando Gregório de soltar o procurador Demétrius, que apareceu em um vídeo espancando uma colega de trabalho, a procuradora-chefe Gabriela Samadello Monteiro de Barros, dentro da prefeitura de Registro (SP). Um vídeo mostra o momento em que Macedo derruba Gabriela, dá socos e pontapés na procuradora e a chama de “vagabunda” e “puta”.

Depois de soltar o procurador, o delegado foi visitado por cerca de 60 mulheres, que protestaram contra a decisão. A parlamentar foi ao município cobrar o delegado e o episódio também foi filmado.

“Você está me dizendo que você olhou para a cara daquela mulher, que está de olho roxo, que nunca vai esquecer isso na vida dela, e você mandou ela para casa e liberou o agressor dela? Sem pedir uma medida protetiva que fosse? E você se chama de servidor público?”, questionou a deputada.

Veja abaixo o momento em que isso acontece.

Na época, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo emitiu nota criticando “a maneira desrespeitosa e acintosa” com que ela “questionou a decisão tomada pela Autoridade Policial”.

Ao Uol, Penna disse que levantou a voz para o delegado porque as mulheres que foram à delegacia não teriam sido recebidas e porque uma de suas assessoras teria sido intimidada por um assessor do delegado.

“Um assessor do delegado peitou uma assessora minha porque ela estava filmando o ato. Ela fez um boletim de ocorrência”, conta. “Neste contexto de ânimos exaltados, chega esse delegado justificando que não havia flagrante. E eu falei, ‘Como assim? Você viu as marcas, assistiu ao vídeo’.”

“Obviamente que se eu fosse falar agora com ele, não teria sido daquele jeito, mas havia um contexto de intimidação e a minha revolta com a indiferença dele em relação a uma tentativa de feminicídio”, afirmou a deputada.

 Para Isa, a bancada da bala tenta retaliar seu mandado, “porque todos os deputados contra os quais eu briguei não se reelegeram”.

__
com informações de agências

Autor