Contra as fake news: Campanha de Lula monta ofensiva para rebater notícias falsas

Anúncios da campanha do PT desmentem mentiras. Entre os conteúdos que reestabelecem a verdade estão: ‘Lula não vai acabar com o Pix’ e Lula nunca fechou igrejas’.

Foto: reprodução

Uma das iniciativas da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para combater notícias falsas é rebater as mentiras por meio de anúncios na internet. Como divulgado pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo, ao menos 12 conteúdos pagos em mecanismos de buscas visam reestabelecer a verdade contra as notícias falsas.

As fake news estão entre as principais preocupações da campanha do PT. O ex-presidente Lula vem reiterando em seus discursos a necessidade de a população checar as informações e não compartilhar conteúdos duvidosos.

Entre os anúncios do PT, destacados pelo jornalista, que visam desmentir notícias falsas e reestabelecer a verdade, estão: ‘Lula nunca fechou igrejas’; ‘Lula não vai acabar com o Pix’; ‘Fake news diz que se Lula for eleito acabaria com o agronegócio’.

Mentiras no Twitter

Nesta sexta-feira (7) a campanha do PT representou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com um pedido para que o Twitter cumpra termo de cooperação para que sejam coibidas mentiras na campanha eleitoral.

O partido identificou 34 perfis pelo qual responsabilizou pelas divulgações de fake news. Segundo o advogado Cristiano Zanin Martins, que presta consultoria para o PT, por dia, o jurídico da campanha, faz 5 representações contra notícias falsas junto ao TSE.

Entre os perfis identificados estão o de Carlos Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Carla Zambelli, Ricardo Salles e outros.

Com informações O Globo e G1

Autor