Transparência Internacional repudia Moro e Dallaganol por apoio a Bolsonaro

Em nota, a entidade diz que vem documentando e denunciando inúmeros episódios de corrupção no governo Bolsonaro e seus familiares

(Foto: Agência Brasil)

Ex-aliada incondicional da Lava Jato, a Transparência Internacional repudiou o apoio de Sergio Moro e Deltan Dallagnol à reeleição de Bolsonaro. “Associar a luta contra a corrupção ao apoio ao candidato Jair Bolsonaro é prestar imenso desserviço à causa e desvirtuar o que ela fundamentalmente representa”, destacou a organização que está presente em 100 país com sede em Berlim (Alemanha).

Numa entrevista ao Estadão, o chefe da seção brasileira da entidade, Bruno Brandão, afirmou que a compra de imóveis com dinheiro público “acende todos os alertas” para o crime de lavagem e ocultação de bens. De acordo com reportagem do UOL, quase a metade dos imóveis adquiridos por Bolsonaro e seus familiares foram comprados dessa forma.

Em nota, a Transparência lembrou que, desde 2019, vem documentando e denunciando inúmeros episódios de corrupção no governo Bolsonaro e as vastas evidências de crimes cometidos pelo presidente e seus familiares.

“Ainda mais grave, denunciamos ao mundo, em diversos relatórios, o desmanche, sem precedentes, dos arcabouços legais e institucionais anticorrupção que o país levou décadas para construir”, diz a entidade.
A organização diz que em busca de blindagem recíproca, o governo Bolsonaro alojou nas estruturas do Estado o que há de mais corrupto na política brasileira, em milhares de nomeações em rincões pouco visíveis e muito lucrativos da burocracia estatal, além das nomeações ao Poder Judiciário sob a mais escancarada lógica do toma-lá-dá-cá.

Leia mais: Em entrevista, Padilha declara voto em Lula e critica Moro e Bolsonaro

“Partidos associados no chamado bloco do ‘Centrão’, promoveram, em conluio com o governo Bolsonaro, o maior processo de institucionalização da corrupção que se tem registro no país, através do assalto ao erário público no esquema do ‘Orçamento Secreto’. O resultado imediato foi a explosão da corrupção em nível local com verbas públicas federais jorrando sem transparência e controle e a garantia do sucesso eleitoral das forças políticas corruptas nas Assembleias e no Congresso Nacional”, diz um trecho da nota.

A entidade também alertou para os problemas ocasionados pelo atual governo na área do meio ambiente. “O desmonte dos órgãos de proteção ambiental fez explodir a criminalidade ambiental, resultando em taxas recordes de desmatamento e violência contra povos indígenas e comunidades tradicionais, que chocam o mundo”, destacou.

Ministério Público

De acordo com a colunista Malu Gaspar, de O Globo, os apoios de Moro e Dallagnol à reeleição de Bolsonaro provocaram revolta no Ministério Público e incendiaram um grupo de WhatsApp em que estão mais de 200 procuradores da República, todos da área criminal e ligados ao combate à corrupção.

A manifestação veio logo após a nota da Transparência Internacional. “Nas mensagens, os procuradores acusaram de incoerência os ex-colegas, por dizerem que são contra a corrupção e aderirem a ‘um governo que tem orçamento secreto, Ciro Nogueira, Fernando Collor e Valdemar da Costa Neto”, diz a jornalista.

Autor