Secretários de SP, incluindo Maia, deixam governo após Rodrigo apoiar Bolsonaro

Apoio do governador Rodrigo Garcia fez com que secretários de governo pedissem para sair, entre eles o ex-presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (5), três secretários deixaram o governo de São Paulo: Rodrigo Maia, Zeina Latif e Laura Muller. As saídas ocorrem após o governador Rodrigo Garcia (PSDB), que não vai ao 2º turno das eleições, declarar apoio a Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Como revelado pela colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, o governador Rodrigo Garcia e sua família guardam mágoas da gestão petista na cidade de São Paulo. Na ocasião, Marco Aurélio Garcia, irmão do governador, foi investigado e condenado por envolvimento na “Máfia do ISS”. O fato ajudou para que o governador apoiasse as candidaturas que se opõem à Lula (PT) e Fernando Haddad (PT).

A decisão de Garcia desagradou não só figuras históricas do PSDB, como também de seu secretariado.

A principal perda é de Rodrigo Maia que foi presidente da Câmara de deputados e é opositor do governo Bolsonaro. Acabou no governo de São Paulo, convidado pelo ex-governador João Doria, após a fusão do seu antigo partido, o DEM, com o PSL, que formou o União Brasil. Maia ocupava a pasta de Projetos e Ações Estratégicas e deu lugar para Tarcila Reis.

Já Laura Muller passa o comando de Desenvolvimento Social para Célia Leão e Zeina Latif deixa a pasta de Desenvolvimento Econômico para Bruno Caetano.

Outros secretários também manifestaram descontentamento com a posição do governador, mas se mantiveram em seus cargos com liberdade para terem posições individuais.