No dia de S. Francisco de Assis, Lula reafirma cuidado com a natureza e a educação

Ao receber frades franciscanos no Dia de São Francisco de Assis, ex-presidente reafirmou seu compromisso com os que mais precisam

Na primeira agenda pública de campanha visando o segundo turno das eleições presidenciais, o candidato Luis Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta terça-feira (4), dia de São Francisco de Assis, com frades franciscanos, em São Paulo. Lula recebeu a benção dos religiosos, foi celebrado pelo cuidado com a natureza e os animais, e falou sobre as alianças políticas que estão sendo construídas para derrotar Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.

Fundador da ONG Educafro, que trabalha para promover a inclusão da população negra e pobre nas universidades, Frei David disse a Lula que espera que o petista trabalhe para garantir a permanência desses estudantes no ensino superior, caso retorne ao Palácio do Planalto.

O ex-presidente reafirmou seu compromisso de tratar a educação com total prioridade num novo governo, com políticas de inclusão e permanência de jovens pobres no ensino superior, como foi feito nas gestões anteriores.

Frei Davi pediu ao ex-presidente atenção à educação e à criação de instrumentos, como bolsa moradia e bolsa alimentação, que garantam que jovens pobres não abandonem seus cursos universitários por falta de condições de estudar.

“Nós vamos cuidar da educação porque é, a partir da educação, que a gente vai transformar o povo brasileiro. Não existe possibilidade de o mundo ter desenvolvimento se não houver educação, a formação, a qualificação das pessoas”, disse.

O padre explicou que, de cada 100 jovens negros que estão entrando na universidade, 30 estão abandonando, porque o governo atual cortou a bolsa moradia. “O jovem pobre não tem tem como ficar na universidade. É fundamental ter bolsa moradia e bolsa alimentação”, afirmou.

O ex-presidente lembrou que seus governos mudaram o perfil das universidades brasileiras, que antes eram majoritariamente brancas e hoje têm 51% de negros e pardos. Com as políticas dos governos Lula, tocadas diretamente pelo então ministro Fernando Haddad, o número de jovens na universidade saltou de 3,5 milhões para 8 milhões.

Uma das marcas da gestão petista, o avanço na educação deu-se por programas como Prouni, Fies, Sisu e Reuni, além da criação de 18 novas universidades federais e centenas de escolas técnicas em diferentes regiões do Brasil.

Cuidar da natureza

Ao iniciar sua fala, frei Davi lembrou que os ideais de Lula são afinados com os princípios franciscanos de amor ao próximo e justiça social, além dos cuidados com o meio ambiente e os animais. “Queremos muito que o Brasil volte a ser governado por alguém que tenha a sintonia franciscana, na sintonia com a ecologia. Não podemos fazer esse mal ao planeta Terra. O planeta Terra precisa do amor da Amazônia e a Amazônia não pode abandonar o planeta Terra”.

No encontro, frei Davi contou que começou o dia abençoando uma senhora, fiel da igreja, que pediu que a benção fosse estendida ao ex-presidente Lula pelo trabalho voltado aos mais pobres. Davi contou que abençoou a idosa novamente e procurou a campanha de Lula para dar a benção pessoalmente. 

Lula ganhou imagens de São Francisco e de São Benedito, santo negro. “Nós negros não podemos ser excluídos das políticas públicas. Nunca no Brasil tivemos alguém tão cristão como você. Se tem alguém que pode dizer que é cristão é você, que valoriza os pobres e a diversidade”, disse Frei David. 

“A mim só cabe agradecer a vocês, companheiros franciscanos, por esse dia. Gosto de demonstrar minha religião na minha intimidade. Eu não gosto de fazer carnaval”, respondeu o ex-presidente.

Lula mencionou o confronto com o candidato Padre Kelmon (PTB), no debate da Rede Globo, que fez o trabalho sujo de Jair Bolsonaro atacando Lula. “Em nome de Deus eu tive de dizer algumas coisas que quem deveria ter dito era o organizador do debate ou os partidos políticos”, explicou.

Lula falou ainda sobre o papa Francisco, que adotou esse nume justamente em homenagem a São Francisco de Assis. Para o ex-presidente, o líder da igreja católica tem tido papel fundamental na geopolítica global.

“Ele se posicionou sobre minha prisão, sobre a guerra da Rússia com a Ucrânia, ele se posiciona em qualquer conflito. Ele não tem medo de defender as pessoas”, disse.

No dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais e da ecologia, Lula aproveitou para pedir que seus cachorrinhos fossem abençoados pelos freis. Janja, sua esposa, é uma ativista da defesa dos animais.

Ampliando alianças

Mais cedo, na própria terça-feira, a candidatura petista tinha recebido apoio formal do PDT, que lançou Ciro Gomes como candidato ao Planalto, e do Cidadania, partido integrante da coligação de apoio a Simone Tebet no primeiro turno. A expectativa de Lula, agora, é reunir-se com integrantes do PSD, de Gilberto Kassab.

“A gente sempre começa conversando com os partidos. Conversei com PSD e fui informado que na quinta-feira vêm pessoas do PSD aqui para apoiar nossa candidatura, apesar do Kassab apoiar nosso adversário aqui em São Paulo. Mas o PSD em nível nacional vai me apoiar para a presidência da República”, anunciou.