Eleito, ex-presidente da CPI da Covid diz que faltou muito pouco para Lula

“Achar que nós estamos derrotados, não. Presidente Lula não ganhou a eleição no primeiro turno por causa de 1,5%”, lembrou o senador reeleito Omar Aziz

(Foto: Ricardo Stuckert)

Senador reeleito pelo Amazonas, Omar Aziz (PSD) diz que não se pode tratar o resultado do primeiro turno como uma derrota para a campanha de Lula. “No processo político, você que é candidato, que está apoiando alguém, você está preocupado. Mas, achar que nós estamos derrotados, não. Presidente Lula não ganhou a eleição no primeiro turno por causa de 1,5%”, lembrou o senador que presidiu a CPI da Covid.

A diferença favorável a Lula (48,43%) no primeiro turno contra Bolsonaro (43,2%) foi superior a 6 milhões de votos.

Para Aziz, Lula vencerá a eleição no segundo turno contra o discurso do ódio. “Cada um tem seu livre arbítrio para fazer suas escolhas. Não dá para você chegar e dizer: ‘Olha, você tá errado. Você tá certo’. Nós temos que fazer o convencimento político. Só que não há uma discussão política no país. Há uma discussão do ódio, da divisão”, afirmou ele ao UOL.

Leia mais: Lula vai ao 2º turno com 6 milhões de votos à frente de Bolsonaro

O parlamentar se diz preocupado com a estabilidade política no país. “Acabar com essa guerra: ‘Nós prestamos, vocês não prestam’. Nós temos que ter a racionalidade nesse momento que o país é muito mais importante”, defendeu.

A vitória de Omar com 40,79% dos votos contra 39,48% do bolsonarista Coronel Menezes (PL) também foi uma derrota de Bolsonaro, um desafeto de Omar. O militar é compadre do presidente e ex-colega de Exército.

O senador afirmou que enfrentou uma campanha de ódio. “Não houve desrespeito por parte da população. Eu procurei não levar o ódio para televisão, não levar discórdia, procurei levar a união do Brasil, a união do Amazonas em torno do programa social, de um projeto político para o Brasil. Então, essa é uma diferença”, avaliou.

Omar Aziz (Foto: Agência Senado)

Lula

O ex-presidente da CPI destacou uma das qualidades importante de Lula para vencer a eleição. “As pessoas podem falar o que quiserem do presidente Lula, mas ele sempre foi uma pessoa que se colocou no lugar das pessoas mais humildes, mais pobres, pra tentar ajudar”, disse.

Aziz destacou a implementação de programas como Minha Casa, Minha Vida. “Eu mesmo construí 30 mil casas, no meu governo, nesse programa. O presidente Lula sabe o que é passar fome e criou o Bolsa Família. Morava em cima cidade que não tinha energia elétrica e criou o Luz para Todos para o Nordeste e para a Amazônia”, lembrou.

Autor