Bahia: Jerônimo fica à frente de ACM Neto e disputa vai para o 2º turno

O candidato do PT na Bahia, Jerônimo Rodrigues confirma crescimento na reta final de campanha e vence o ex-prefeito de Salvador no 1º turno. Otto Alencar (PSD) é eleito para o senado.

Jerônimo e ACM Neto. Foto: Reprodução Mídias Sociais/ Bahia Meio Dia

Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil) vão disputar o 2º turno das eleições para o governo da Bahia. Com 99,85% das urnas apuradas, Jerônimo está com 49,42% (4.011.570 votos) e ACM com 40,82% (3.313.843 votos).

Por menos de 1% o candidato do PT não obteve a vitória no 1º turno. O bolsonarista João Roma (PL) consta em terceiro com 9,09% (737.778 votos) e ficou de fora da disputa.

Contrariando diversas pesquisas que apontavam vitória de ACM Neto no domingo (2), Jerônimo ficou à frente do ex-prefeito de Salvador e mostrou que os eleitores da Bahia demonstram aderência ao projeto iniciado pelo ex-governador Jaques Wagner, em 2006, que teve continuidade com o governador Rui Costa, em 2014.

O candidato Jerônimo disputa o governo pela coligação “Pela Bahia, pelo Brasil”, composta pela Federação Brasil da Esperança – FE BRASIL (PT/PC do B/PV) com PSB, PSD, AVANTE e MDB. Já ACM Neto disputa pela coligação “Pra mudar a Bahia” com União Brasil, Federação PSDB Cidadania, e os partidos Republicanos, PP, PDT, PTB, PODE, PSC, DC, PRTB, Solidariedade e PMN.

Para o Senado, Otto Alencar (PSD), da chapa de Jerônimo, está reeleito pela apuração parcial com 58,30% (4.212.116 votos).