Lula vence no Amazonas e Pará, os maiores colégios eleitorais do Norte

Apoiado pela Federação Brasil da Esperança, o governador Helder Barbalho (MDB) foi reeleito no Pará com quase 70% dos votos válidos

Helder Barbalho e Beto Faro formam Time do Lula no Pará (Foto: Divulgação)

Com mais de 96% das urnas apuradas, Lula venceu a eleição nos dois maiores colégios eleitorais do Norte: Amazonas e Pará. Neste último estado, o ex-presidente tem 51,53% contra 40,87% de Bolsonaro. 48,77% dos eleitores amazonenses votaram nele contra 43,46% para o atual mandatário.

O time de Lula nesses estados também obteve importantes vitórias. Apoiado pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi reeleito com quase 70% dos votos válidos. Para o Senado, Beto Faro (PT) venceu o bolsonarista Mario Couto (PL).

O senador Eduardo Braga (MDB), candidato ao governo do Amazonas, também apoiado pela da Federação Brasil da Esperança, passou o segundo colocado, o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), e vai disputar o segundo turno contra o atual governador Wilson Lima (União Brasil), que tem apoio de Bolsonaro. O senador Omar Aziz (PSD), apoiado por Lula, foi reeleito ao derrotar o bolsonarista Coronel Menezes (PL).

Leia mais: Fátima Bezerra (PT) é reeleita governadora do Rio Grande do Norte

O ex-presidente também venceu no Amapá (45,47% X 43,58%). O candidato a governador Clécio Luis (Solidariedade), apoiado pelo time de Lula, venceu no estado no primeiro turno com 53,57%. No Tocantins, Lula venceu Bolsonaro por 50,34% contra 44,05%.

Por outro lado, Bolsonaro venceu Lula no Acre por 62,52% contra 29,24%, em Rondônia 64,28% contra 29,02%, e em Roraima 69,57% contra 23,05%. Esses, porém, são os menores colégios eleitorais na região.

Autor