RJ: Datafolha e Ipec projetam 2º turno entre Cláudio Castro e Marcelo Freixo

Considerando os votos válidos, Cláudio Castro (PL) tem 44% e Marcelo Freixo (PSB) 35% no Datafolha. Já o Ipec aponta 47% a 28%

Foto: reprodução/redes sociais

Os institutos Datafolha e Ipec divulgaram, no final da tarde deste sábado (1º), pesquisas sobre o cenário eleitoral no Rio de Janeiro. No caso do Datafolha, o governador Cláudio Castro (PL) tem 44% dos votos válidos e Marcelo Freixo (PSB) tem 35%. Já o Ipec aponta 47% a 28%. Os levantamentos projetam os dois candidatos no segundo turno.

No Datafolha, o candidato à reeleição manteve seu percentual, enquanto Freixo cresceu quatro pontos em relação ao levantamento do mesmo instituto, de 29 de setembro. 

Na terceira posição, vem Rodrigo Neves (PDT) com 10% (tinha 11% no anterior). Paulo Ganime (Novo) ficou com 4%, mesmo percentual da última pesquisa. 

Leia também: Minas: Kalil cresce em pesquisas e pode garantir 2º turno contra Zema

Com 2% dos votos vêm Wilson Witzel (PMB), Eduardo Serra (PCB) e Julieta Pantoja (UP) — todos mantiveram seus índices desde a pesquisa de 29 de setembro. No último pelotão vêm Cyro Garcia (PSTU) e Luiz Eugênio (PCO), ambos com 1%, também repetindo o último levantamento. 

Os votos válidos excluem os entrevistados que declararam votar nulo (10%) e indecisos (8%). 

Em um eventual segundo turno, de acordo com a mesma pesquisa, Castro teria 46% e Freixo, 40% — ele cresceu com relação ao levantamento anterior, que mostrava o atual governador com os mesmos 46% e o candidato do PSB com 38%. Brancos, nulos ou nenhum somaram 10% e não sabem, 4%

No caso da disputa ao Senado, Romário (PL) aparece com 35% dos votos válidos — ele tinha 37% na anterior. Na sequência vem Alessandro Molon (PSB), com 21% (18% na anterior). Clarissa (União Brasil) manteve 16% e Daniel Silveira (PTB) também continua com 10%, mesmo índice obtido antes e agora por André Ceciliano (PT). Cabo Daciolo (PDT) tem 5%, ante 7% da pesquisa anterior. 

Contratada pela Folhae pela TV Globo, a pesquisa foi feita na sexta-feira (30) e neste sábado e entrevistou 2.550 eleitores em 40 municípios no estado. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-07599/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ipec

Segundo o Ipec, Castro tem 47% (tinha 48% na anterior); Freixo aparece com 28% (tinha 31%); Neves segue na terceira colocação com 11% (9% na anterior) e Ganime aparece com o mesmo percentual de antes: 3%. Cyro Garcia tem 4%, crescendo um ponto em relação à última. Witzel, Serra e Pantoja têm 2% cada, mantendo o que já tinham. Luiz Eugênio ficou com 1%, antes aparecia com zero. 

Num eventual segundo turno, o Ipec aponta Castro com 48% (tinha 44% na anterior) e Freixo com 33% (34% na anterior). Neste caso, brancos, nulos e nenhum atingem 13% (eram 15% antes) e não sabem permanecem em 7%.

Para o Senado, Romário (PL) tem 41% (42% na anterior); Molon (PSB) tem 16% (14% antes), mesmos percentuais de Clarissa (União Brasil). Na sequência, com 9%, estão Daniel Silveira (PTB) e Ceciliano (PT), que mantiveram seus percentuais. Cabo Daciolo tem 5% (tinha 7% na anterior).

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 45 municípios fluminenses. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número RJ-01526/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05823/2022.