Datafolha e Ipec mostram Lula com chances reais de vencer no 1º turno

Pesquisa Ipec ouviu 3.008 pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios. Já o Datafolha entrevistou 12.800 eleitores, de 310 cidades, de 30 de setembro a 1º de outubro

A um dia do primeiro turno, pesquisas eleitorais divulgadas neste sábado (1) confirmam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode vencer as eleições ao Planalto já neste domingo (2), em um único turno. Conforme pesquisas do Ipec e do Datafolha, Lula tem hoje cerca de metade dos votos válidos.

Para conquistar a Presidência da República já no primeiro turno, é necessário ter 50% mais um dos votos válidos. Como a margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, não é possível cravar quando termina a disputa. Mas as sondagens mostram que as chances de desfecho antecipado são reais.

No Datafolha, Lula está com 50% dos votos válidos. Seus adversários também somam 50%, sendo 36% do presidente Jair Bolsonaro (PL), 6% da senadora Simone Tebet (MDB) e 5% do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Com 1%, aparecem a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e o cientista político Felipe d’Avila (Novo).

Com relação à pesquisa anterior, de quinta-feira (29), Lula e Bolsonaro mantiveram as intenções de voto. Num eventual segundo turno, o ex-presidente venceria o atual mandatário por 54% a 38%.

Já o Ipec indica que Lula tem 51% dos votos válidos, e Bolsonaro aparece com 37%. No levantamento anterior, de 27 de setembro, Lula tinha 52% e Bolsonaro, 34%. Ciro e Simone Tebet aparecem com 5% cada um. O pedetista caiu um ponto em relação ao anterior e a emedebista manteve seu percentual.

Na hipótese de um segundo turno, Lula venceria com 52%, contra 37% de Bolsonaro. No levantamento anterior, os percentuais eram de 54% a 35%.

A pesquisa Ipec ouviu 3.008 pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios. Já o Datafolha entrevistou 12.800 eleitores, de 310 cidades, de 30 de setembro a 1º de outubro.

Autores