Em Fortaleza, milhares lotaram a Praça do Ferreira para aclamar Lula

Lula foi ao Ceará em apoio a Elmano de Freitas, candidato a governador e a Camilo Santana ao Senado. Inácio Arruda, candidato a federal pelo PCdoB esteve presente.

Foto: Ricardo Stuckert

Uma grande manifestação de otimismo, esperança, emoção, disposição em construir um novo Brasil tomou as ruas do centro de Fortaleza nesta tarde e lotou a tradicional Praça do Ferreira no começo da noite desta sexta-feira, 30/9. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência da República pela Coligação Brasil da Esperança (PT/PV/PC do B, PSOL/REDE, PSB, Solidariedade, PROS, Avante e Agir), promoveu caminhada na capital cearense, mobilizando dezenas de milhares de pessoas pelas ruas do centro da capital, na reta final para a eleição de 2 de outubro.

A praça ficou completamente tomada de vermelho, até onde a vista alcançava, com mulheres, crianças, idosos, trabalhadores e trabalhadoras de várias categorias, comerciários, vendedores, gente de diversos bairros da capital e da Região Metropolitana, além de outros municípios. Seguindo o que preconiza a legislação eleitoral, Lula não realizou fala ao público, apesar de muita gente que participou do ato ter insistido para ouvir o ex-presidente.

Ao lado do candidato do Partido dos Trabalhadores ao governo do Ceará, Elmano de Freitas, e do candidato ao senado pelo Ceará, Camilo Santana, ambos liderando as pesquisas de intenção de voto, Lula recebeu apoio de inúmeros setores, representados na caminhada iniciada na Praça Clovis Bevilácqua, em frente à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, e encerrada na Praça do Ferreira, tradicional ponto de encontro da capital cearense e espaço de manifestações e atos políticos, ao redor da Coluna da Hora.

Leia também: Lula diz que debate expôs seu legado contra promessas e o atual desgoverno

Em 2002 e 2012 Lula realizou grandes caminhadas nesse mesmo trecho. Na primeira vez, precedendo sua eleição ao primeiro mandato como presidente. Na segunda, apoiando o candidato Elmano de Freitas, que então disputava a Prefeitura de Fortaleza. Desta vez, pelo que se pôde constatar com o visual da praça completamente lotada, muito mais gente foi às as ruas do centro para reforçar apoio ao candidato neste momento que pode ser decisivo, com grande expectativa quanto à eleição presidencial ser concluída já neste domingo, 2/10, ou necessitar de segundo turno.

“O Lula estava em êxtase. E eu também, porque consegui chegar bem pertinho dele, no carro”, comentou uma jovem participante da manifestação. “Valeu a pena ficar acordado até duas da manhã pra ver o senhor no debate. O senhor foi danado e se garantiu!”, disse, por sua vez, o locutor frentista de uma loja de celulares na rua Barão do Rio Branco, aproveitando o sistema de som da loja para saudar o candidato, sob aplausos das vendedoras e dos vendedores, nas portas da loja, quando Lula passou em frente ao estabelecimento.

A emoção era visível em lideranças veteranas, parlamentares, donas de casa, jovens, médicos e médicas, artistas, trabalhadores/as de inúmeras categorias, gente que viveu os anos 70 e o começo da década seguinte, quando Lula despontou comandando as greves no ABC Paulista e enfrentando a ditadura civil-militar, até outros que votam Lula desde a clássica campanha de 1989, a primeira da redemocratização. Outros ainda esperam ansiosos para pela primeira vez exercer o direito ao voto, neste domingo, 2/10. Em comum, todos impressionados com a grande adesão à caminhada, com as ruas lotadas e ambas as praças com forte fluxo de público, desde as 15h.

Leia também: “Cuidar do povo”: considerações finais de Lula no debate da Globo

Na concentração, antes da caminhada, muitos diálogos sobre o último debate entre os candidatos à Presidência no primeiro turno, realizado na noite desta quinta-feira, 29/9. Expectativa pela chegada de Lula, que iniciou o dia bem cedo participando de uma live e participou de ato público em Salvador-BA, onde reforçou a candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT), que traça acirrada disputa com Antônio Carlos Magalhães Neto (UB), com expectativa de definição da eleição já no primeiro turno.

Pluralidade e otimismo

Desde as 15h era grande a movimentação de apoiadores de Lula, Camilo e Elmano na concentração na Praça da Bandeira. O Bloco da Cultura, com estandartes e instrumentos, representantes da luta contra a homofobia e contra o racismo, sindicalistas, integrantes de diversos partidos da frente popular e progressista e muita, muita gente que saiu de casa para reviver a emoção de uma manifestação de grande porte com Lula, pelas ruas da capital cearense.

Foi o primeiro ato público nesse formato, de caminhada, com o ex-presidente, após o começo da pandemia. Lula havia participado, em 30 de julho, em Fortaleza, do lançamento das candidaturas de Camilo e Elmano, em um ato em local fechado, o Centro de Eventos do Ceará.

Leia também: Eleição 2022 é “a votação mais importante”, diz Lula no RJ

Na ocasião, Elmano de Freitas, do PT, teve homologada sua candidatura a governador do Estado, após o diretório estadual do PDT optar por negar à governadora Izolda Cela legenda para concorrer à reeleição, escolhendo o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como candidato da sigla. Após a decisão, Izolda deixou o PDT e, nesta reta final da campanha, anunciou apoio a Elmano.

“Vai ser um grande desafio fechar a eleição nacional em primeiro turno. O lado de lá vai tentar de tudo. Mas o povo está com Lula, então é possível”, opinou Assis Alencar, integrante da diretoria da Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil, CTB-CE. “É uma satisfação receber Lula no encerramento da campanha, vindo ao Ceará reforçar a candidatura de Elmano para governar e o voto de mais de 60% dos cearenses para Lula”, destacou.

Inácio Arruda: até domingo Lula vai crescer ainda mais no Nordeste

Presente na manifestação em Fortaleza nesta sexta-feira, 30/9, o ex-senador e atual candidato a deputado federal pelo PCdoB, Inácio Arruda avalia que a grande demonstração popular de apoio a Lula pode ser decisiva para o desfecho das eleições presidenciais já neste domingo, com o candidato petista alcançando crescimento ainda maior de votos no Nordeste, região em que já lidera em todas as pesquisas de intenção de voto.

“Vimos uma manifestação impressionante, com muita gente do povo que vai se agregando a essa mudança. Ela tem um potencial de ampliar a votação do Lula no Ceará. E, junto dela, a votação do Elmano e do Camilo”, avalia. “E fortalece também as campanhas proporcionais que estão com a marca do Lula, desse lado, do lado do povo”, acrescenta.

Inácio Arruda avalia que o sucesso da caminhada com Lula nesta reta final em Fortaleza e a receptividade muito forte demonstrada pelos vendedores das lojas do Centro, pelos ambulantes, pelos motoristas, mesmo parados no trânsito, pelos trabalhadores em geral foi algo impressionante. “Uma manifestação muito boa, muito intensa, muito forte, com muita disposição da população. Fica claro que tem uma classe média também muito engajada na campanha do Lula”, ressalta Inácio

Ele acredita que Lula cresce ainda mais no Nordeste, nesta reta final. “O pessoal fica olhando pra São Paulo, mas o crescimento em bloco no Nordeste ajuda muito a possibilidade de liquidar essa questão nacional no primeiro turno. E acho que o Elmano vai crescer muito. Claro que pro Elmano é mais difícil, mas cresceu demais, cresceu muito. E no caso do Lula vejo perspectivas muito boas quanto ao primeiro turno”.