Eleição 2022 é “a votação mais importante”, diz Lula no RJ

Ex-presidente convocou população a ir às urnas no domingo (2); mostrou otimismo com vitória no 1º turno e disse que oito países europeus querem ligar para ele na segunda

Da esquerda p/ direita: Benedita da Silva, Gleisi Hoffmann, Marcelo Freixo, Lula, André Ceciliano e Fabiano Horta | Foto: Ricardo Stuckert

Durante um encontro com apoiadores e jornalistas no Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (30), o ex-presidente Lula (PT) voltou a pedir que todas as pessoas votem no domingo (2), mesmo aquelas que não são obrigadas. Ele afirmou o voto faz parte dos deveres cívicos dos brasileiros. 

“As pessoas que estão desanimadas, pensando em não ir votar, não façam isso. Mesmo que você tenha 70 anos ou 16 anos e não precise votar. Possivelmente é a votação mais importante que vai você vai dar na história. Você tem a minha candidatura, com o maior legado social da história, do país e outra candidatura que só promete”, disse durante o discurso. “Estou muito otimista. Otimista comigo, com Freixo, com André e com PT a nível nacional”, afirmou.

Menos de 12 horas após o debate da TV Globo, o ex-presidente atendeu a imprensa em um hotel na zona sul do Rio junto de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), onde também participaram o candidato ao governo, Marcelo Freixo (PSB), e André Ceciliano (PT), candidato ao Senado.

Na ocasião, o ex-presidente reconheceu que os próximos 4 anos de um eventual governo serão difíceis e de “muita luta”. Também defendeu a ampliação do diálogo com alguns setores da sociedade, como empresários e banqueiros, e visões políticas além da esquerda. Na sequência, questionado por um jornalista, afirmou que a dificuldade será recuperar a situação econômica e social do país, além do “prestígio” internacional.

Lula disse ainda que oito países da Europa já querem pra ele na segunda-feira (3), em caso de vitória no primeiro turno, para estabelecer uma nova relação, e que recebe telefonemas estrangeiros de interessados em acompanhar o processo eleitoral. Ele criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que provocações a Argentina são “burrice”. 

Durante o encontro Lula falou sobre a possibilidade de governar com um Congresso de minoria aliada, mais o Centrão, e afirmou que caso vença conversará com os deputados eleitos para negociar. 

O candidato também chamou de “estupidez” a fala de Paulo Guedes, ministro da economia de Bolsonaro, que durante entrevista ao Flow Podcast na terça (27) falou sobre seu desejo de privatizar áreas de praias no país. Segundo Lula, “como é que alguém pode querer privatizar o único bem público que dá ao pobre a aparência de rico?”, disse.

“O cara vai ter que ser rico para ir na praia? Nós vamos ver aí o bacana comprando Copacabana e o povo vem até ali só na calçada e volta. Que estupidez é essa de vender praia? E foi dito de forma veemente que vão privatizar praia. Certamente Búzios será uma, quem não foi corra para pisar o pé na água”, finalizou.

A deputada federal Benedita da Silva, candidata a reeleição, e o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ambos do PT, e a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, também estavam presentes.

Assista.

Autor