Lula se prepara para o debate da Globo em busca da vitória no 1º turno

Sem compromissos públicos, cuidados com a voz e estudo. Ex-presidente e cúpula de campanha tratam debate de quinta-feira (29) na Globo como decisivo.

Foto: Ricardo Stuckert

Em busca de vencer as eleições já no 1º turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a cúpula de sua campanha tratam o debate presidencial da Globo, na quinta-feira (29), a partir das 22h30, como fundamental para consolidar o viés de alta que as últimas pesquisas de intenção de voto apontam.

Caso Lula consiga repetir as boas atuações como teve na sabatina do Jornal Nacional e no Programa do Ratinho, os integrantes de sua campanha acreditam na consolidação da chance de que no dia 2 de outubro a eleição esteja decidida a favor do ex-presidente.

Para isso, a ideia é não repetir a atuação que teve no debate presidencial da TV Bandeirantes. Coordenadores da campanha e analistas observaram um desempenho abaixo do esperado na ocasião. Ainda que não tenha refletido nas pesquisas, o momento agora pede respostas mais certeiras quanto às acusações que foram feitas pelos adversários e que voltarão neste próximo debate.

 Uma das medidas da coordenação de campanha foi não marcar agendas públicas para Lula antes do debate. A concentração é total, uma vez que muitos eleitores indecisos podem decidir o seu voto com este debate final, que costuma ter maior audiência e atinge milhões de brasileiros.

Portanto, não estão previstos grandes encontros na quarta-feira (28) e no dia do debate. Essa é uma maneira para que Lula preserve a sua voz. O ex-presidente faz tratamento fonoaudiológico para tratar a rouquidão. É importante lembrar que a agenda extensa de campanha requer muito da voz dos candidatos.

Este tempo antes do debate também está sendo de estudo para o candidato do PT. Para isso, ele deve se reunir com conselheiros da área jurídica para definir uma estratégia para responder aos ataques sobre a sua condenação pela Lava Jato e corrupção. Ainda que Lula tenha sido inocentado e não responda à Justiça, a avaliação é de que seja necessário respostas robustas para rebater frontalmente a narrativa dos adversários e as possíveis fake news.

Nesse sentido, por ser líder nas pesquisas e como se ausentou do debate realizado por um pool de veículos que foi transmitido pelo SBT, o ex-presidente e seus coordenadores esperam que ele seja o principal alvo do debate da Globo.  A ausência de Lula foi justificada por agenda em São Paulo (SP), no Grajaú e em Itaquera, no mesmo dia, como também pela presença recente em entrevistas à CNN e ao Programa do Ratinho, do SBT. Com esse entendimento, parte dos veículos do pool já estavam comtemplados pela presença de Lula.