Luiz Gonzaga Belluzzo se torna professor emérito da Unicamp

Fundação Maurício Grabois congratula, em nota, o economista e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que também colabora com o Portal Vermelho.

Luiz Gonzaga Belluzzo. Foto: EBC

O economista e professor Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo recebeu o título de professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O título foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consu) na terça-feira (27).

Belluzzo colabora com a Fundação Maurício Grabois e com o Portal Vermelho.

Confira abaixo a nota da Fundação Maurício Grabois em reconhecimento ao título de Belluzzo:

NOTA DE RECONHECIMENTO E CONGRATULAÇÕES

A FUNDAÇÃO MAURÍCIO GRABOIS vem a público manifestar seu JÚBILO, ao receber a honrosa notícia de que LUIZ GONZAGA DE MELLO BELLUZZO passa a ser professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em maio último, Belluzzo já havia ganho a distinção de professor Honoris Causa da Universidade Federal de Goiás. Em 2005 foi detentor do prêmio intelectual do ano Juca Pato, com o livro “Ensaios sobre o capitalismo no século XX” (2004).

Amigo desta Fundação de longa data, o professor Belluzzo, ademais de inúmeras virtudes intelectuais e humanas, é construtor de vasta obra de economia política, de desenvolvimento brasileiro, de economia internacional, de estudos que tratam da moeda, do hodierno sistema de crédito etc. Fundou a Facamp (Faculdades de Campinas), juntamente com os economistas João Manuel Cardoso de Mello, Liana Aureliano e Eduardo da Rocha Azevedo.

Belluzzo é conhecido por seu amplo domínio da teoria dos grandes pensadores, em especial das ideias de John Maynard Keynes e de Karl Marx. Notadamente deste último, o professor tem sido um de seus mais sistemáticos intérpretes, sempre de maneira criativa e buscando escoimar as visões enrijecedoras ou limitadas.

Exemplifica bem o dito “Valor e capitalismo. Um ensaio sobre a economia política”, publicado em 1980 e sua primeira obra, oriunda da tese de doutoramento (1977). O estudo serve até hoje como indispensável para a formação de economistas preocupados com a cientificidade teórica e suas determinações aproximativas.

Formação, aliás, que é outra relevante contribuição do professor Belluzzo, responsável pelo estímulo ao pensamento crítico de várias gerações de estudantes e professores. Pensamento crítico e multifacetado, sempre sublinhado por sua incursão pertinente de sustentação da economia política em ramos fundamentais das ciências humanas (Filosofia, Sociologia, Política etc.).

Nesta última seara, na colaboração institucional prática, Luiz Gonzaga Belluzzo foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987) durante o governo de José Sarney e, de 1988 a 1990, foi secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo durante a gestão do ex-governador Orestes Quércia. Foi consultor pessoal de economia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O professor Belluzzo sempre teve ao lado das grandes causas nacionais e da luta democrática. Seu engajamento é exemplar, e lição crítica às omissões dos homens públicos que abandonaram as batalhas pelo Projeto de Nação no Brasil.

Longa vida ao professor Belluzzo, nossos efusivos parabéns!

Renato Rabelo – presidente da FUNDAÇÃO MAURÍCIO GRABOIS

São Paulo, 28 de setembro de 2022