Candidata do PCdoB vai à Justiça para garantir transporte gratuito no dia da eleição

A candidata a deputada federal pelo PCdoB/RS, Daiana dos Santos, ingressou com Mandado de Segurança a fim de garantir o transporte gratuito

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O anúncio da Prefeitura de Porto Alegre de que a cidade terá a primeira eleição sem passe livre nos últimos 27 anos, causou indignação. A candidata a deputada federal pelo PCdoB/RS, vereadora de Porto Alegre, Daiana dos Santos e a também vereadora Bruna Rodrigues, ingressaram com um Mandado de Segurança contra o Prefeito Melo, pela sua omissão em não emitir o decreto que garantiria o Passe Livre nas Eleições deste domingo.

Imagem: Reprodução Facebook

A vice-presidenta do PCdoB, ex-deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), candidata a vice na chapa com Fernando Haddad (PT) na eleição presidencial de 2018, disse que o governo bolsonarista de Porto Alegre terminou com o passe livre no dia da eleição.

“Qual será o interesse de tentar impedir o deslocamento para votação da camada mais pobre da população?”, questionou.

Tirar o passe livre neste momento, além de ser antidemocrático, é impedir que as pessoas mais pobres, de maioria negra, possam votar nas urnas.

A vice-presidenta do PCdoB, Manuela D´Avila, critica a decisão da prefeitura de Porto Alegre (Foto: Joana Berwanger/Sul21

Amanhã, às 9h, temos um ato em frente a Prefeitura de Porto Alegre, para cobrar a reversão dessa decisão do governo Melo.

A Rede Sustentabilidade também ingressou com ação, no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a garantia de transporte durante a votação do primeiro turno no domingo (2) em todo o Brasil. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental solicita que a frequência do serviço de transporte público seja maior ou igual a estabelecida nos dias úteis.

De acordo com a ação, as prestadoras de serviços, privadas ou públicas, podem buscar o ressarcimento de eventuais despesas junto às prefeituras, que, por sua vez, poderão solicitar a compensação de gastos ao governo federal.

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), diz que a prefeitura da capital gaúcha usa como estratégia privar do direito ao voto os eleitores com menor capacidade financeira.

Leia mais: O que é preciso saber até o dia da votação

“Porto Alegre não terá passe livre no dia da eleição. Justo na eleição em que Bolsonaro perde na camada mais pobre da população. Um escândalo! A caneta do prefeito Melo [Sebastião, MDB] a serviço dos interesses das empresas de ônibus e, na prática, do pior presidente que a história recente já viu”, reagiu a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).