Rachadinha no gabinete de Bolsonaro é inferno astral no final de campanha

A PF suspeita que dinheiro público esteja sendo usado para pagamento de despesas pessoais da família presidencial e de parentes da primeira-dama

Nada poderia ser pior para campanha de Bolsonaro. A seis dias da eleição, o presidente de extrema direita é alvo de investigação da Polícia Federal (PF) que aponta transações financeiras suspeitas no gabinete dele para pessoas ligadas à família, incluindo parentes da primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A PF suspeita que dinheiro público esteja sendo usado para pagamento de despesas pessoais da família presidencial e de parentes da primeira-dama.

Depósito fracionados e saques em dinheiros chegaram ao conhecimento da polícia por meio de conversas por escrito, fotos e áudios trocados pelo tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordem de Bolsonaro, com outros funcionários da Presidência.

Entre as despesas pagas pelo ajudante de ordens estão os gastos com a babá, no valor mensal de R$ 2.840, pagamento de contas da família do presidente e de pessoas próximas a Michelle.

Com base nesses indicativos e a pedido da PF, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a quebra de sigilo bancário do militar.

Leia mais: Rejeição a Bolsonaro e percepção sobre corrupção no governo seguem altas 

Os dados foram coletados a partir da investigação que apura vazamento pelo presidente de inquérito sigiloso da PF referente ao ataque hacker sofrido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018.

Por meio de uma live em agosto do ano passado, ao lado do seu ajudante de ordem, Bolsonaro distorceu informações do inquérito para justificar falhas nas urnas eleitorais.

A oposição no Congresso analisou o caso nas redes sociais como explosivo. “BOMBA! CORRUPÇÃO NO PALÁCIO DO PLANALTO! Reportagem da Folha diz que a Polícia Federal investiga um esquema de desvio de recursos para pagamento de despesas pessoais da famiglia Bolsonaro, inclusive da primeira-dama Michelle. A casa caiu para os hipócritas corruptos!”, postou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Orlando Silva é deputado federal pelo PCdoB/SP. Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também considerou uma situação gravíssima. “URGENTE: A casa deles tá caindo! A PF encontrou no telefone do principal ajudante de Bolsonaro, mensagens que levantaram suspeitas sobre transações financeiras feitas no gabinete do Presidente. É a RACHADINHA PRESIDENCIAL! São covardes e corruptos!”.

“NOVO ESCÂNDALO: Polícia Federal vê transações suspeitas em gabinete de Bolsonaro, e Moraes quebra sigilo de assessor. Mensagens indicam pagamento de contas de pessoas ligadas à família presidencial. RACHADINHA NO PLANALTO”, reagiu o líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA).

“Atenção. PF vê transações suspeitas em gabinete de Bolsonaro e ministro do STF quebra sigilo de ajudante de ordens. Troca de mensagens sugerem a existência de depósitos fracionados e saques em dinheiro. O que mais vamos descobrir sobre esse presidente enganador?”, questionou a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR).

Autor