Lula encontra atletas e ex-atletas em defesa de políticas para o esporte

No ato, ex-presidente falou que, caso eleito, pretende convocar conferências nacionais para definir políticas públicas para o esporte e sobre aliar ensino integral e atividade física.

Foto: Ricardo Stuckert

Nesta terça-feira (27), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou atletas e ex-atletas, em São Paulo (SP), para debater políticas públicas para o esporte. Foram tratados temas como democratização de modalidades e acesso do esporte a todas as idades.

Estiveram presentes no ato ex-atletas, como Joanna Maranhão (natação), Ana Moser e Isabel Salgado (vôlei), Andréia Rosa, Walter Casagrande Jr., Juninho, Zé Elias e Vladimir (futebol), Gustavo Araújo (atleta paralímpico do atletismo), Servílio de Oliveira (Boxe) e foram transmitidos vídeos de Carol Solberg (vôlei de praia), de Juninho Pernambucano, Raí e Bobô (futebol).

Andréia Rosa e Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Na sua fala, Lula destacou que irá convocar conferências nacionais para definir as políticas do esporte, caso seja eleito, com a contribuição dos atletas e ex-atletas nessa construção.

“Nós precisamos de vocês que entendem de esporte para ajudar a gente a construir uma boa política de esporte para esse país, da infância à terceira idade. Fazer com que o esporte faça parte do dia a dia das nossas atividades. Se vocês contribuírem, a gente pode fazer”, disse.

Ana Moser com o ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente ainda destacou que pretende aliar o incentivo ao esporte com a criação de escolas de tempo integral. “Uma criança fica na escola, da creche ao ensino fundamental, dá quase 14 anos. É aí o lugar onde a gente tem que pensar na iniciação esportiva para todos os esportes. E aí nós vamos ter que mudar o conceito da nossa escola”, disse ele.

Na ocasião ainda foram lembradas políticas dos governos do PT como Bolsa Atleta e a Lei de Incentivo ao Esporte, medidas que foram sucateadas nos governos posteriores.

Casagrande com Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Durante o encontro, Casagrande pediu que os presentes se levantassem e fizessem o gesto com o punho erguido, assim como fazia Dr. Sócrates, também integrante da Democracia Corinthiana, e dissessem: “Viva a Democracia, viva a liberdade, viva o Lula”, falou o ex-jogador, sendo acompanhado pelo público.

Também estiveram na ocasião ex-ministros do Esporte Agnelo Queiroz, Orlando Silva, George Hilton e Ricardo Leyser, assim como técnicos, jornalistas e dirigentes, como Vanderlei Luxemburgo, André Henning, Osmar Santos, José Trajano, Luiz Gonzaga Belluzo e Adílson Monteiro Alves. Membros de torcidas como Camisa 12 e Gaviões da Fiel, do Corinthians, a Porcomunas, representando o Palmeiras, e o coletivo Tricolor Antifa, do São Paulo, também marcaram presença.