Joaquim Barbosa: “é preciso votar em Lula no primeiro turno”

Algoz do PT no processo do mensalão, ex-presidente do STF pede voto em Lula em vídeo e diz que Bolsonaro é visto como ‘ser abjeto’; assista

Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF | Foto: divulgação

“É preciso votar já em Lula no primeiro turno para encerrar essa eleição no próximo domingo”.  A declaração é do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa e foi dada por meio de um vídeo divulgado pela campanha do ex-presidente nas redes sociais nesta terça-feira (27). Nele, Barbosa ressalta apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na gravação, o ex-ministro afirma que Jair Bolsonaro (PL) não é um homem sério e não serve para governar o Brasil. “Em 2018, eu alertei os brasileiros de que Jair Bolsonaro seria uma péssima escolha para a Presidência da República. Bolsonaro não é um homem sério, não serve para governar um país como o nosso, não está à altura, não tem dignidade para ocupar um cargo dessa relevância”, disse.

Na sequência, ele diz ainda que “nas grandes democracias, Bolsonaro é visto como um ser humano abjeto, desprezível, uma pessoa a ser evitada. Esse isolamento internacional é muito ruim para o nosso país. Nós perdemos muitas oportunidades com isso. É preciso votar já em Lula no primeiro turno para encerrar já essa eleição no próximo domingo”.

Assista abaixo:

Segundo a Folha de S. Paulo, Barbosa gravou uma série de vídeos para a equipe de Lula, como forma de “apoio estratégico”, na tentativa de atrair os indecisos e o voto útil eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) ainda dispostos a trocar de candidato.

O ex-ministro foi indicado ao Supremo pelo próprio ex-presidente, mas depois tornou-se um dos principais algozes do PT. Barbosa presidiu o STF e foi relator do mensalão, processo que julgou o escândalo de compra de votos e que atingiu em cheio o governo Lula em 2005.

Ainda segundo a Folha, o ex-presidente da Supremo enviou 12 vídeos sequenciais à campanha de Lula na qual aborda alguns temas. Ele recorda que foi membro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que, por integrar a corte, “garante a segurança e transparência das eleições, além da capacidade de acompanhamento do processo, que não pode ser questionada”.

Além disso, Barbosa afirma que Bolsonaro representa um “risco à democracia” e conclui dizendo que “Lula é o único que pode derrotar o atual presidente”, justificando o voto como forma de proteger a democracia.

___
Com informações da Folha de S. Paulo

Autor