Izolda Cela declara apoio a Elmano (PT) no Ceará

Izolda Cela, que seria a candidata à reeleição pelo PDT, desfiliou-se e passou a apoiar o candidato da coligação Ceará Cada Vez Mais Forte.

Izolda grava vídeo em apoio a Elmano(foto: Reprodução / vídeo / campanha Elmano)

A governadora Izolda Cela (sem partido) explicitou o apoio a Elmano de Freitas (PT), o candidato a governador pela coligação Ceará Cada Vez Mais Forte, que reúne PT, PC do B, PV, PP, MDB, PRTB, Psol, Rede, Solidariedade. A mensagem da governadora foi veiculada no programa eleitoral de Elmano no início da tarde, mas desde o final da manhã o vídeo (assista abaixo a íntegra) já circulava em grupos de WhatsApp e em seguida nas redes sociais. Para Izolda Cela, Elmano Freitas é quem pode dar sequência ao projeto em curso no estado e que teve início no governo de Cid Gomes, atual senador pelo PDT, seguiu com Camilo Santana, candidato a senador pelo PT, de quem a atual governadora foi vice.

Izolda disputou a indicação para concorrer à reeleição pelo PDT, mas numa ação comandada por Ciro Gomes, o partido optou pela indicação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em 18 de julho, por 55 a 29 votos do diretório estadual. Izolda disse respeitar a decisão do partido, mas se desfiliou. A principal motivação, segundo ela, foi a necessidade de unir forças para derrotar o bolsonarismo representado pelo candidato Capitão Wagner (UB) e a divisão de forças punha em risco.

“Poderíamos já estar todos unidos contra o fascismo, a intolerância e o ódio. Defendi isso desde o início, juntamente com Cid, Camilo e tantos outros”, diz a governadora.

Devido a decisão unilateral do PDT de indicar Roberto Cláudio, em vez de Izolda, o PT rompeu aliança e lançou Elmano, após conversas com os demais partidos da coligação (MDB, Progressistas, PCdoB e PV).

O próprio presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, desistiu de disputar no partido para apoiar Izolda. A governadora recebeu apoios da maioria dos partidos e deputados estaduais da base governista, e recebeu também manifestação favorável de vários prefeitos. Também tem apoio do ex-governador Camilo Santana (PT) e do senador Cid Gomes (PDT). Roberto Cláudio é apoiado pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e por vários líderes, sobretudo na capital.

Desde então, Izolda já havia feito elogios a Elmano. O ex-governador Camilo Santana (PT) chegou a dizer que Elmano foi escolhido candidato por ele e pela governadora, que confirmou. A filha de Izolda, Luisa Cela, e o marido da governadora, Veveu Arruda, já haviam se posicionado a favor da candidatura.

Nas últimas semanas, Izolda rebateu críticas com Roberto Cláudio, que a acusava de estar usando convênios para convencer prefeitos a apoiar o petista. Após considerar as manifestações covardes e imorais, ela afirmou que a propaganda na TV usava “medidas ardilosas e de mentiras com objetivos eleitoreiros” e anunciou medidas judiciais. “Competência para governar exige, antes de tudo, a capacidade de se firmar em princípios. Não se deve vender a alma pelo poder”. 

A Pesquisa Ipec para o Governo do Ceará, divulgada na quinta-feira (22), mostra Elmano liderando a disputa com 30% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Na pesquisa anterior, Freitas tinha 22%. Já candidato do União Brasil, Capitão Wagner, passou a ocupar o segundo lugar ao cair de 35% para 29%. O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), aparece agora em terceiro com 22% das intenções.

Confira a manifestação da governadora:

“Tenho muita honra de ser governadora e de ter sido vice-governadora ao lado do Camilo por mais de sete anos. Muitos desafios e muitas conquistas também. Agora, sigo minha consciência, no que considero ser o melhor para o nosso estado. E o melhor para seguir esse projeto é Elmano. Conheci o Elmano quando eu era secretária de Educação do Cid, e vejo uma trajetória pautada na defesa do povo cearense. Tenho certeza que com Elmano governador, o Ceará vai garantir as conquistas e avançar ainda mais no caminho certo em busca das vitórias que todos nós desejamos.”

Izolda Cela, governadora do Ceará