Especialista avaliou que Lula acertou ao não participar do debate no SBT

O cientista político Felipe Nunes diz que a ausência do ex-presidente foi muito citada no primeiro bloco, mas passou despercebido nos demais

Alckmin, França, Lula e Haddad em São Paulo (Foto: Ricardo Stuckert)

Apesar dos ataques, o cientista político e diretor da Quest Felipe Nunes avaliou que Lula acertou em não participar do debate presidencial deste sábado no SBT. Além de ser o principal alvo dos demais num confronto de baixo nível e desinformação, o ex-presidente também poderia cair numa armadilha com a presença do fake-padre Kelmon, que só bajulou Bolsonaro.  

“Já que está na frente nas pesquisas, Lula acertou ao não ir ao debate. Embora sua ausência tenha sido muito citada no primeiro bloco, ele foi passando despercebido nos blocos seguintes e acabou não perdendo nada”, disse o cientista político.

A Quaest foi convidada pela CNN para avaliar a interação dos internautas com o evento. “Resumimos o que foi dito nas redes: ‘vara curta’, ‘Bolsonaro corrupto’, ‘cadê o Lula’ e ‘orçamento secreto’. Acho que é um bom resumo!”, diz.

“Não assisti ao debate mas já peguei o resumo por aqui. Teve padre que não é padre, jogo de charadas, corrupto se fazendo de honesto e, mais uma vez, agressão às mulheres. Esqueci de algo?”, ironizou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Leia mais: Lula acerta ao não contra-atacar Bolsonaro em debate, diz especialista

“Lula não perdeu nada em não ir. Parece até que ganhou”, afirmou ao Metrópole a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), que diz não ter assistido ao debate, pois estava em comício ao lado de Lula.

A campanha de Lula diz que o candidato não se furta a responder nenhuma pergunta feita a ele por jornalistas, comparecer a entrevistas e debates. Lula cumpriu agenda na periferia de São Paulo onde reuniu milhares eleitores nessa reta final.

“Há 42 anos que venho na Zona Leste fazer debates com o povo na Cohab I e II. Me sinto em casa aqui. Agradeço o carinho comigo hoje, e peço que no dia 2 de outubro nos ajudem a eleger Haddad governador e Márcio França senador”, discursou o ex-presidente.

“Quem foge de debate e dá chilique quando recebe perguntas que não quer responder é Bolsonaro. Em 2018 ele só foi a um debate, cancelou presença em todos os outros mesmo estando apto a participar e ainda ataca jornalistas (especialmente se for mulher) em todas as ocasiões. Enquanto isso, Lula no debate com todo o Brasil”, diz nota da campanha.

Foram 117 debates, sabatinas e entrevistas nacionais e internacionais, em diferentes meios de comunicação, sem falar nos comícios, atos e eventos com a sociedade civil. Lula

A campanha lembrou que Lula participou do debate da Band e participará, no próximo dia 29, do debate da Globo.

“Ao longo de toda a sua vida política, Lula preza pelo debate e pela construção conjunta de ideias, propostas e projetos. Foi assim durante as seis campanhas presidenciais de que participou (1989, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2022), e foi assim ao longo de seus dois mandatos, famosos pela participação popular e pelas rodadas de conferências com a sociedade civil”.

Padre Kelmon no debate (Foto: Reprodução)
Autor