Bolsonaristas podem ter combinado inscrições em massa para serem mesários

A suspeita do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se deve ao crescimento de voluntários, que são quase a metade do efetivo total de 2 milhões de mesários.

Foto: TSE

O colunista do site Metrópoles Guilherme Amado, o mesmo que revelou o caso dos empresários bolsonaristas que defendiam um golpe de estado em aplicativo de mensagens instantânea, trouxe, neste domingo (25), que técnicos do Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm suspeitado que por trás da inscrição recorde de mesários pode estar um movimento em massa de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

O temor é que uma ação combinada dos apoiadores do presidente para trabalhar nas eleições do dia 2 de outubro possa esconder alguma tentativa de desmoralização do sistema eleitoral, como o próprio Bolsonaro vem pregando.

O TSE aponta que 2 milhões de pessoas irão trabalhar nas eleições e desse número 48% (830 mil) são de voluntários, fato inédito. Na última eleição, os voluntários foram apenas 430 mil, ou seja, um crescimento de 93%.

Embora os cidadãos que trabalham nas eleições tenham treinamento, inclusive este ano não se poderá ir com o celular para a cabine de votação, a preocupação é de que possíveis mesários bolsonaristas não respeitem as regras e criem situações para fomentar um possível discurso conspiratório.

Autor