Ipec Bahia: Jerônimo reduz 28 pontos da vantagem de ACM Neto e reabre disputa

Em menos de um mês entre duas pesquisas do instituto a vantagem do ex-prefeito de Salvador caiu consideravelmente. Diferença que era de 43 pontos está em 15.

Jerônimo e ACM Neto. Foto: Reprodução Mídias Sociais/ Bahia Meio Dia

A disputa pelo governo da Bahia que apresentava cenário favorável para o ex-prefeito de Salvador (BA), ACM Neto (União Brasil), mostra que o candidato Jerônimo (PT) tem crescido e pode levar a decisão para o 2º turno.

Em nova pesquisa Ipec (antigo Ibope), divulgada na sexta-feira (23), ACM marcou 47% das intenções de voto e Jerônimo 32%, ou seja, 15 pontos de diferença. A distância que parece ser grande, no entanto, já foi de 43 pontos.

Na pesquisa anterior do instituto, em 26/08, o candidato do União Brasil tinha 56% e o do PT apenas 13%. Portanto, em menos de um mês, Jerônimo reduziu em 28 pontos a diferença e segue crescendo. Assim, uma disputa que rumava para ser decidida no 1º turno tende a se encaminhar para mais uma votação caso o viés de baixa de ACM Neto se mantenha.

Leia mais: Eleição na Bahia: Jerônimo tem apoio de Lula para enfrentar ACM Neto

Confira os números totais da pesquisa estimulada (quando são apresentados os candidatos) para o primeiro turno:

  • ACM Neto (União Brasil) 47%;
  • Jerônimo Rodrigues (PT) 32%;
  • João Roma (PL) 6%;
  • Marcelo Millet (PCO) 1%;
  • Kleber Rosa (PSOL) 1%;
  • Giovani Damico (PCB) 0%;
  • Brancos e Nulos 4%;
  • Não sabem/ Não responderam 8%.

A pesquisa Ipec foi contratada pela TV Bahia e conversou com 1504 eleitores entre 20 e 22 de setembro com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro no TSE está sob o nº BA-05576/2022.

Polêmica de ACM “pardo”

O ex-prefeito de Salvador (BA) se envolveu em uma polêmica racial que repercutiu negativamente em sua campanha. Após se autodeclarar pardo à Justiça Eleitoral, o candidato esteve em uma entrevista na TV em que apareceu atipicamente bronzeado.

Leia também: Eleitores da Bahia se revoltam com “ACM Neto pardo”

Ao ser questionado pelo entrevistador sobre a autodeclaração, disse: “eu me considero pardo, você pode me colocar ao lado de uma pessoa branca, há uma diferença bem grande. Negro não, não diria isto, jamais”.

Ao ser explicado que o IBGE considera negros o conjunto de pretos e pardos, ACM falou: “então erro do IBGE, não meu”.

A polêmica pela autodeclaração e o desconhecimento sobre os critérios de definição do IBGE trouxeram desgaste para a campanha de ACM. O fato coincide com a queda do candidato nas pesquisas e o crescimento de Jerônimo, que, associado à figura do ex-presidente Lula (PT) que tem ampla vantagem na Bahia (62% segundo o Datafolha), pode subir nas pesquisas até a eleição em 2 de outubro.