Escola do MST é selecionada em premiação nacional por inovação pedagógica

6º Prêmio Territórios Tomie Ohtake Escolas Premiadas selecionou a Escola do Campo, entre as 10 finalistas de projetos de inovações pedagógicas do Brasil

A Escola do Campo Cândida Oliveira Luz, localizada no acampamento Porto Pinheiro, em Porto Barreiro, região centro do Paraná, tornou-se finalista no 6º Prêmio Territórios Tomie Ohtake Escolas Premiadas. A escola ficou entre os 10 melhores projetos de inovações pedagógicas a nível Brasil, sendo que este foi um projeto que abrangeu diversas escolas.

O projeto tem foco na exploração da fauna local e no resgate das histórias de vidas das famílias, colocando as famílias como sujeitos que constroem a comunidade.

“Para nós, só o fato de uma escola do campo, uma escola multisseriada, uma escola velha de madeira que muitas pessoas olham e falam ‘como é que vocês conseguem trabalhar aí dentro? Estar entre os 10 melhores projetos do Brasil já é motivo de orgulho. Então nos consideramos vitoriosos pelo fato de estarmos selecionados entre os 10 melhores projetos”, comentou René Rigon, professor na escola.

Leia também: Censura ao UOL busca esconder compras suspeitas de imóveis pelos Bolsonaro 

No dia 3 de outubro a escola irá receber três cineastas do Instituto Tomie Ohtake que irão produzir um documentário, com o objetivo de mostrar a escola, seu projeto e também a relação da escola com a vida em comunidade. Famílias Sem Terra irão evidenciar que além da educação de qualidade, o acesso à terra possibilita a construção de uma vida com dignidade, com moradia, renda e alimentação saudável na mesa.

O fechamento do projeto vai ser dia 17 de dezembro em São Paulo, em um evento onde esses documentários serão apresentados e lá sairá a classificação de qual entre os 10 projetos de inovações pedagógicas será o premiado.

Essa iniciativa foi idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake com patrocínio da Innova e do grupo GPS, em parceria com a Kapitalo Investimentos, em parceria técnica com o Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz e com o apoio do Itaú Social e da Estácio.

Com informações AsCom MST

Autor