Dilma pede Lula no 1º turno e cutuca Ciro: “Brizola jamais iria para Paris”

Em ato em Ipatinga (MG), ex-presidenta também falou da importância da participação das mulheres, com o voto feminino decisivo para decidir as eleições.

Foto: Ricardo Stuckert

Na sexta-feira (23), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve Ipatinga, Minas Gerais, em comício ao lado de Dilma Rousseff. A ex-presidenta ressaltou em sua fala a resistência feminina ante ao bolsonarismo e pediu esforço dos presentes para que a eleição seja decidida no 1º turno.

Para isso, disse que Leonel Brizola (1922-2004), líder histórico do PDT, partido de Ciro Gomes, “jamais iria para Paris”. A frase foi uma cutucada em Ciro que no 2º turno de 2018 não esteve no palanque de apoio a Fernando Haddad (PT) contra Jair Bolsonaro (hoje no PL, na época no PSL).

“Que nós sejamos capazes de resolver essa parada para poder reconstruir o Brasil. O povo tem pressa e tem urgência. Votem de forma consciente, vamos resolver essa parada no primeiro turno. E se vocês conhecerem algum companheiro de fé, trabalhistas do PDT, sempre lembrem eles: Leonel de Moura Brizola jamais iria para Paris. E no dia 2 de outubro, se fosse vivo, estaria votando no presidente Lula”, declarou.

Participação das mulheres

Dilma se referiu a Bolsonaro como “inominável que envergonha a nação” e falou que as mulheres são uma barreira contra ele, ao lembrar que são 53% do eleitorado e que o presidente tem menor votação com o público feminino. A ex-presidenta ainda indicou que as mulheres devem trabalhar para convencer os homens a também serem uma “barreira”.

“Eu tenho certeza que nós, mulheres, que somos mãe da outra parte da população, vamos ser capazes de convencê-los a se constituírem também numa barreira contra Bolsonaro. Minas Gerais é a síntese do Brasil. Quando Minas se movimenta, o Brasil se movimenta. Sempre foi assim ao longo da história. Eu espero que vocês e movimentem para que nós possamos ganhar no primeiro turno”, afirmou.

Autor