FHC: Em carta, ex-presidente defende voto “pró-democracia”

Ex-presidente pede que eleitores escolham quem tem compromisso com a ciência, preservação do meio ambiente e o fortalecimento das instituições democráticas

Fernando Henrique Cardoso foi presidente entre 1995 e 2003 | Foto: Paulo Vitale/Divulgação/PSDB

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB), divulgou nesta quinta-feira (22) uma nota pedindo aos eleitores que façam um voto “pró-democracia” nas eleições de 2022.

Com recados indiretos ao presidente Jair Bolsonaro (PL), a nota não cita o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já recebeu o apoio de tucanos nesta campanha, mas citou diversas pautas que são associadas ao candidato petista, como compromisso com o combate à pobreza e desigualdade e direitos iguais para todos, independentemente de raça, gênero e orientação sexual.

Aos 91 anos, Fernando Henrique revelou que tem “pouca energia” para participar ativamente das eleições, por conta da “idade avançada”, mas que não tem graves problemas de saúde.

Sendo uma das principais lideranças do PSDB, era esperado que seu apoio fosse para a senadora Simone Tebet (MDB). No entanto, ele também não cita o nome da candidata em sua carta.

Veja a íntegra da nota:

“Como é do conhecimento público, tenho idade avançada e, embora não apresente nenhum problema grave de saúde, já não tenho mais energia para participar ativamente do debate político pré-eleitoral.

Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional.

Fernando Henrique Cardoso
Ex-presidente da República”

Articulações

Segundo aponta Bela Megale, em sua coluna no Globo, a nota divulgada por FHC em defesa do voto à democracia “foi costurada por diversas mãos”. A iniciativa para que o posicionamento do ex-presidente se tornasse público foi articulada por seus três filhos — Beatriz, Luciana e Paulo Henrique — junto a integrantes da Fundação Fernando Henrique Cardoso.

De acordo com a informação, todos consideravam importante divulgar uma manifestação do ex-presidente na direção de defender o voto democrático, em contraposição a Jair Bolsonaro. A proposta de texto foi elaborada e apresentada ao ex-presidente, que aprovou o material.

Neste mesmo dia, declararam voto em Lula, o diretor da Fundação FHC, Sergio Fausto, e os ex-ministros da Justiça de FHC, José Gregori e José Carlos Dias.

Também manifestou apoio ao petista no primeiro turno, o ex-ministro Miguel Reale Jr., autor do pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT), em 2015. Segundo ele, é necessário apoiar os petistas para “evitar o pior” – fazendo referência a Bolsonaro. “Eu creio que nós devemos nesse instante evitar um mal maior. Evitar que haja conturbações na vida social brasileira”, disse Reale ao Globo, [Garantir que] não haverá ofensas a ministros do Supremo ou do TSE. Não haverá ameaça de golpe.”.

Lula agradeceu a declaração

Ao tomar conhecimento da nota, Lula primeiro agradeceu, sem citar o ex-presidente. Na sequência, disse não saber se foi uma declaração de apoio a sua candidatura.

“Todo apoio que vier para a gente levar essa eleição logo eu acho que é melhor para todo o mundo. Eu agradeço as pessoas que estão demonstrando confiança agora. Eu fico feliz e obviamente agradecido. Eu espero que mais gente saiba o que está acontecendo no Brasil e que mais gente se decida porque a chapa Lula e Alckmin efetivamente é a chapa que pode ser eleita” disse Lula.

__
Com informações de agências

Autor