Tarcísio não sabe onde vota, desde que mudou para SP

Questionado sobre vínculo com SP, o candidato de Bolsonaro no estado de São Paulo caiu na pegadinha da repórter e ficou constrangido por não conhecer o próprio bairro.

Tarcísio de Freitas, ex-ministro de Bolsonaro tenta disputar eleição em SP

Já é motivo de chacota no programa eleitoral o fato do candidato de Bolsonaro ao Governo de SP, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), não saber responder o local em que vota em São José dos Campos, município paulista que ele registrou como domicílio eleitoral para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes. Até então, o carioca morava em Brasília, e só registrou residência em São Paulo para atender à exigência da justiça eleitoral.

O candidato caiu na pegadinha de uma repórter da TV Vanguarda, afiliada da TV Globo em São José dos Campos, ao estar despreparado para uma pergunta simples numa sabatina. “O senhor vota onde? Qual é o seu local de votação?”, questionou a repórter.

Em resposta, Tarcísio deu um riso abafado e falou: “Ah, é um colégio.” “Sabe o bairro, por curiosidade?”, seguiu a apresentadora. Constrangido, Tarcísio ficou em silêncio por um momento até a repórter emendar: “Fugiu à cabeça, né?”

“Sim, fugiu à cabeça”, completou o candidato do Republicanos. A pergunta costuma ser útil para a imprensa que cobre o dia do voto do candidato, portanto, podia soar natural numa entrevista. Mas como o candidato sequer mora na cidade, como revelou reportagem da Folha de S. Paulo, ficou difícil especificar a geografia local.

O fato de ele não ser paulista é muito repetido pelos adversários para questionar seu compromisso com o estado. O candidato do PSDB, Rodrigo Garcia, postou o vídeo com a entrevista e ironizou: “Já que é a primeira vez que você vota em SP, clica aqui pra descobrir o seu local de votação”, escreveu com indicação do site do TSE.

Paulista de eleição, carioca da gema

Nascido no Rio de Janeiro, Tarcísio mudou para Brasília para ocupar o cargo de ministro da Infraestrutura de Bolsonaro. Em setembro assinou contrato de aluguel do apartamento de São José, com o próprio cunhado, e em janeiro registrou domicílio eleitoral alegando ter vínculos afetivos com a cidade.

Em junho, a Folha de S. Paulo esteve no apartamento alugado nove meses antes e ouviu do porteiro que o apartamento está desocupado, em reforma. Questionado pela reportagem, Tarcísio admitiu na ocasião não viver atualmente na cidade.

O apartamento indicado por Tarcísio fica no bairro nobre da Vila Ema. Pertence ao cunhado dele desde 2015, e está avaliado em cerca de R$ 1,6 milhão.

Autor