Brizolistas defendem apoio a Lula para derrotar a barbárie no 1º turno

Leonel Brizola Neto, Vivaldo Barbosa e Siqueira Castro avaliam que está em jogo a sobrevivência da democracia brasileira

Lula e Brizola acompanham jogo da Seleção Brasileira durante a campanha de 1998 (Foto: Reprodução)

O candidato a deputado federal Leonel Brizola Neto (PT-RJ) falou sobre a possibilidade do ex-presidente Lula derrotar Bolsonaro já no primeiro turno. Em entrevista nesta quinta-feira (22) ao Jornal do PT no YouTube, ele diz que isso será fundamental para a democracia e que a candidatura de Ciro Gomes (PDT) está servindo como “linha auxiliar da extrema direita”.

“Leonel Brizola, meu avô, por toda sua vida pública baseou sua ação política em dois pilares fundamentais, que são inegociáveis: a democracia e a legalidade constitucional. E são justamente esses dois pilares que correm sérios riscos com a permanência do Bolsonaro no poder”, disse.

Para ele, Lula é o único candidato que tem condições de vencer a extrema direita. “Não é uma questão de voto útil é uma questão de sobrevivência da democracia e da civilização brasileira, porque a barbárie já foi longe demais”, justificou.

Nesse sentido, Brizola Neto considera que a candidatura de Ciro não ajuda e até serve como linha auxiliar da extrema direita. “Eu lembro sempre uma frase dele [Brizola]: ‘Se a esquerda não se unir, seremos degraus para a direita chegar ao poder’. Não é a direita que estamos combatendo é a extrema direita”, lembrou.

Leia mais: Lula diz que trabalha para vencer a eleição presidencial no primeiro turno

Na sua opinião, não apoiar Lula para derrotar Bolsonaro no primeiro turno é irresponsabilidade com o destino do povo brasileiro que já está pagando um “preço altíssimo”. “Olha a situação do povo brasileiro na fila do osso, miséria, fome e desalento. É antítese do que é o trabalhismo”.

Brizola Neto conviveu de perto com o avô Leonel Brizola l Foto: Divulgação

Ameaças

No mesmo programa, Vivaldo Barbosa, ex-secretário de Justiça da gestão brizolista e um dos fundadores do PDT, disse que é preciso resolver logo a situação no primeiro turno por causa das graves ameaças ao país.  

“Enfim, queremos cortar essa possibilidade de continuidade desse quadro que está aí como retirada de direitos, entrega de setores estratégicos e domínio de grupos internacionais. Não há dúvida sobre essa situação crítica”, disse.

Carlos Roberto Siqueira Castro, que chefiou a Casa Civil no governo de Brizola, disse que o PDT se encontra numa encruzilhada por causa da campanha “agressiva e ofensiva” de Ciro. “Isso não serve a nenhum propósito elevado. Até por que são críticas e insinuações despropositadas”, disse ele ao 247.

O advogado, que é membro fundador do PDT, diz que o partido cometeu um erro com candidatura Ciro, a qual classificou como “extemporânea” e “inoportuna”. Disse que no momento Bolsonaro representa a tragédia e Lula a esperança.

Autor