Paulo Dantas amplia vantagem em Alagoas e chega a 30%, aponta Ipec

Rodrigo Cunha e Collor empatam na sequência, ambos com 20%, e acirram disputa pelo 2º turno. Governador Paulo Dantas cresceu 6% em relação ao levantamento anterior.

Paulo Dantas. Foto: Reprodução Redes Sociais.

A pesquisa de intenções de voto do Ipec (antigo Ibope) para o estado de Alagoas, divulgada na segunda-feira (19), mostra que o candidato à reeleição Paulo Dantas (MDB) cresceu 6% e ampliou a sua vantagem. Em comparação à pesquisa anterior, de 1/09, Dantas foi de 24% para 30%, oscilando positivamente assim como o senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB) que foi de 17% para 20% e está empatado com o também senador Rodrigo Cunha (União Brasil).

Com os números atuais, o governador de Alagoas, apoiado pelo ex-presidente Lula (PT) nas eleições, se descola dos demais candidatos. A pesquisa anterior trazia que Dantas e Cunha estavam empatados dentro da margem de erro da pesquisa de 3% para mais ou para menos.

Confira os números da pesquisa estimulada de 19/9, em que os nomes dos candidatos são apresentados:

  • Paulo Dantas (MDB) 30% (na pesquisa anterior estava com 24%);
  • Rodrigo Cunha (União Brasil) 20% (antes 21%);
  • Fernando Collor (PTB) 20% (antes 17%);
  • Rui Palmeira (PSD) 11% (antes 15%);
  • Luciano Almeida (PRTB) 1% (antes 1%);
  • Professor Cícero Albuquerque (PSOL) 1% (antes 1%);
  • Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB) 0% (antes 1%);
  • Brancos e nulos 7% (antes 9%);
  • Não souberam 10% (antes 12%).

Leia também: Alagoas tem ‘disputa’ entre Renan Calheiros, Arthur Lira e Collor

2º turno

No cenário traçado entre Paulo Dantas e Rodrigo Cunha para a disputa em 2º turno, o governador Dantas tem 43% contra 40% de Cunha, com 9% de brancos e nulos e 9% que não sabem ou não responderam.

Contra o Collor a margem do governador é maior, marcando 54% contra 31% do ex-presidente, com 9% de brancos e nulos e 6% que não sabem ou não responderam.

Caso a disputa fique entre os atuais segundos colocados, Cunha estaria com 51% e Collor 31%, com 12% de brancos e nulos e 7% que não sabem ou não responderam.

O Ipec ainda realizou uma pesquisa espontânea, sem a apresentação da lista prévia de candidatos. Neste cenário Paulo Dantas marca 19%, Rodrigo Cunha e Fernando Collor 10%, Rui Palmeira 3%, demais candidatos não pontuaram, outras pessoas marcaram 5%, brancos e nulos 7% e não souberam 46%.

A pesquisa foi encomendada pela Tv Gazeta. Foram ouvidas 800 pessoas entre 16 e 18 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa tem registro no TRE pelo número AL-01435/2022.