Mural do brasileiro Kobra é inaugurado na sede da ONU

Obra de 336 metros quadrados tem como objetivo celebrar a sustentabilidade, pauta que será tema de discussões na próxima semana

O novo mural de Eduardo Kobra, na ONU | Foto: Ben Lau

Conhecido por pintar gigantes murais coloridos, o artista brasileiro, Eduardo Kobra, inaugura nesta sexta-feira (16) seu mais recente trabalho: um mural de 14 metros de altura e 24 metros de comprimento localizado em frente da sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, cujo objetivo é celebrar a sustentabilidade.

A pauta é de extrema relevância para as Nações Unidas e deve estar no centro dos debates da Semana de Alto Nível da 77ª Assembleia Geral da ONU, evento que reunirá líderes de todo o mundo, entre os dias 19 e 26 de setembro.

Em entrevista, Kobra explica os motivos que o levaram a escolha do tema, ainda sem nome. “Após receber o convite, pesquisei o tema da Assembleia Geral e vi que convergia para os assuntos que, cada vez mais, fazem parte do meu trabalho, especialmente a sustentabilidade. Pensei em um mural onde um pai entrega a Terra à filha. Desta forma, busco contribuir para a reflexão sobre qual é o planeta que queremos entregar às próximas gerações”, disse.

Para realizar a obra, o muralista contou com o apoio cultural da The House of Arts, plataforma de negócios contemporâneos que conecta todas as formas de manifestações culturais e autoexpressões em arte e moda, mesclando criadores, pintores, designers, visionários e empreendedores.

Sustentabilidade em pauta

“A mensagem é qual é o planeta que nós vamos entregar para nossas próximas gerações? Como que a gente está cuidando do nosso planeta? Porque o futuro é agora. O futuro já começou e a responsabilidade é de todos nós.”, diz em vídeo gravado durante a produção do mural.

O painel é protagonizado por um homem e uma criança, com o planeta terra ao meio. Kobra explica que representa um pai presenteando sua filha, com a intenção de trazer a reflexão sobre o legado de cuidado com o meio ambiente que será entregue às gerações futuras.

“Eu coloquei aqui um brasileiro comum, como qualquer outro, justamente fazendo essa ação, mostrando que a responsabilidade de cuidar do planeta é de todos nós. E lá no epicentro, na América Latina, eu coloquei ali justamente por conta do cuidado que nós temos com a nossa querida floresta Amazônica”.

O novo mural segue a linha de temáticas utilizadas pelo paulista, de 47 anos, ao longo de sua trajetória, como paz, tolerância, diversidade, segurança, desenvolvimento sustentável, refugiados e direitos humanos. O artista urbano foi convidado para pintar o mural pela Missão do Brasil na ONU, como marco da celebração do Bicentenário da Independência do País. O projeto foi aprovado pelo Comitê da ONU, que reconheceu que a arte de Kobra “é alinhada com os ideais das Nações Unidas”.

Entre os dias 7 e 9 de setembro, outras 11 pinturas de Kobra foram exibidas na entrada dos delegados na sede da ONU. A exposição foi feita a convite da Missão do Brasil da ONU para a celebração do bicentenário da independência do país.

Kobra é um dos artistas de rua mais reconhecidos internacionalmente e possui hoje cerca de 3 mil murais distribuídos por cerca de 35 países ao redor do mundo, como Brasil, Mônaco, Holanda, Rússia, Noruega, Itália, Abu Dhabi, EUA, Emirados Árabes Unidos, entre outras.

Em entrevista exclusiva para a ONU News, ele ainda falou sobre a exposição para celebrar o bicentenário da independência do Brasil ,e a mensagem que quer passar com suas obras. Confira a íntegra aqui.

Veja abaixo imagens da exposição com obras do artista brasileiro na sede da ONU que marcam o bicentenário da Independência do Brasil.

Autor