Deputado de São Paulo que agrediu jornalista pode ser cassado

Douglas Garcia ofendeu Vera Magalhães ao final do debate da TV Cultura entre candidatos ao governo do estado de São Paulo na madrugada desta quarta-feira (14).

Foto: Carlos Moura / STF

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, nesta quarta-feira (14), que a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo apure o caso do deputado bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos) por causa da agressão contra Vera Magalhães após o debate entre candidatos ao Governo do Estado realizado pela TV Cultura.

No despacho, Moraes ressaltou a gravidade do episódio. “Considerada a gravidade do ocorrido, determino o encaminhamento do referido link da matéria ao Excelentíssimo Senhor Vice-Procurador-Geral Eleitoral para que possa dar o devido encaminhamento ao Procurador Regional Eleitoral de São Paulo, com o objetivo de ser analisada eventuais providências que entender necessárias”.

Pedidos de Cassação

Ao menos 8 parlamentares da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) entraram com pedidos de cassação do mandato de Garcia pelos ataques à jornalista. As representações enviadas ao Conselho de Ética da Casa sustentam que o deputado bolsonarista deve perder o mandato por quebra de decoro parlamentar.

As petições foram recebidas pela deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), que preside Conselho. Em seu perfil no Twitter, a parlamentar afirmou que enviaria “imediatamente” as ações para “autuação e notificação” do deputado. “Como mulher, repudio veementemente este tipo de comportamento e me solidarizo com a jornalista Vera Magalhães, que estava no exercício do seu trabalho”, concluiu.

Os deputados Emidio de Souza (PT) e Paulo Fiorillo (PT) assinam, juntos, um dos pedidos. No documento obtido pelo UOL, Emidio afirma que “o caso merece, evidentemente, apuração pela quebra de decoro parlamentar levada à prática pelo representado [Douglas Garcia]”.

“Competindo, assim, a este Conselho de Ética e Decoro Parlamentar afirmar sua repulsa ao ocorrido; respeito à imprensa; solidariedade à jornalista agredida; e, da mesma forma, respeito às mulheres que se viram aviltadas em sua dignidade pela atitude do parlamentar, nos termos e conformes dos procedimentos adrede especificados”, argumentou o petista. 

Leia também: Deputado bolsonarista agride Vera Magalhães durante debate em SP

Outra representação foi apresentada pela deputada Isa Penna (PCdoB) na qual afirmou se tratar de um “assédio no exercício da profissão onde as mulheres não são enxergadas e respeitadas no devido cumprimento do dever profissional.”

“Assim, valendo-se de método repugnante à que pertence a violência de gênero e por meio de falas completamente reprováveis por todos, inclusive colegas de partido, o Parlamentar visou inibir e constranger uma mulher que estava no exercício de sua profissão”, acrescentou Isa.

A deputada Monica Seixas (Psol) foi outra a protocolar um pedido de cassação contra Douglas. Na ação, ela afirma que Garcia planejou o ataque. “Destacamos que o deputado Douglas Garcia premeditou os ataques à jornalista, sendo que às 21h19 fez um Tweet questionando se ela compareceria ao debate”, escreveu Monica.

Também há representações das deputadas Márcia Lia (PT) e Leci Brandão (PCdoB-SP), protocolada em conjunto pelas parlamentares. E outros pedidos dos deputados Luiz Fernando (PT) e Vinicius Camarinha (PSDB) e das deputadas Carla Morando e Patrícia Bezerra, ambas do PSDB.

Nota da Alesp

O presidente da casa legislativa, Carlão Pignatari, manifestou “solidariedade à jornalista Vera Magalhães e seu repúdio à atitude irresponsável do deputado Douglas Garcia”. Em nota divulgada à imprensa o órgão ressalta que “não compactua e repudia condutas ofensivas e desrespeitosas”.

Veja a íntegra:

“O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo irá apurar as denúncias em relação à conduta do deputado Douglas Garcia com transparência e celeridade. A Alesp não compactua e repudia condutas ofensivas e desrespeitosas, sempre prezando pelo respeito, pelo diálogo e pela tolerância entre todos.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari, manifesta a sua solidariedade à jornalista Vera Magalhães e seu repúdio à atitude irresponsável do deputado Douglas Garcia. Pignatari reforça o seu compromisso e respaldo ao Conselho de Ética que, nesta gestão, tem cumprido com o seu dever e cumprirá mais uma vez.”

Autor