Na reta final, cresce o interesse dos brasileiros pelas eleições, diz Ipec

Segundo a pesquisa, 2 em cada 3 brasileiros dizem estar interessados nas eleições de outubro. Pesquisa foi realizada entre 9 e 11 de setembro.

Foto: divulgação

Dados da pesquisa Ipec, encomendada pela Globo e divulgados nesta terça-feira (13), indicam que 67% dos brasileiros demonstram interesse nas eleições de outubro, para todos os cargos.  Já os que dizem ter pouco ou ‘nenhum interesse’ somam 33%.

Dos eleitores interessados, 38% disseram ter ‘muito interesse’ nas eleições, e outros 29% afirmaram ter ‘interesse médio’. Entre os desinteressados, 19% disseram ter ‘pouco interesse’ e, 14%, ‘nenhum interesse’.

Os eleitores homens muito interessados representam 41%, maior do que os 35% de mulheres que afirmam ter muito interesse nas eleições. A taxa de ‘interesse médio’ é igual entre homens e mulheres: 29%.

Jovens de 16 a 24 anos contemplam o grupo dos mais desinteressados, com 36% no total. Destes, 24% disseram ter ‘pouco interesse’ e 12% ‘nenhum interesse’. Apenas 24% afirmaram ter ‘muito interesse’, e 40% apresentaram ‘interesse médio’.

Os idosos (60 anos ou mais) são a faixa etária que apresenta maior valor de ‘muito interesse’ com 48%. Outros 22% disseram ter ‘interesse médio’.

Interesse aumenta de acordo com a renda

Segundo o levantamento do Ipec, o interesse pelas eleições aumenta de acordo com a renda dos eleitores. O percentual de eleitores que ganham mais de cinco salários-mínimos e disseram estar muito interessados é de 52%. Somando os 27% que têm interesse médio, o total chega a 79%.

Entre os que ganham até um salário-mínimo, apenas 37% dizem estar muito interessados, e 26% têm interesse médio, resultando em 63%.

A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre 9 e 11 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01390/2022.

__
Com informações do G1

Autor