Lula tem o apoio de seis dos 13 presidenciáveis de 2018

Além de Fernando Haddad, estão agora com Lula os ex-presidenciáveis Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles, Marina Silva, Guilherme Boulos e João Vicente Goulart

Candidatos a presidente em 2018

Graças às manobras do ex-juiz Sérgio Moro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou de fora das eleições presidenciais de 2018, quando aparecia na liderança das pesquisas. Quatro anos depois, o ex-presidente não apenas reconquistou seus direitos políticos e garantiu sua sexta candidatura ao Planalto. Mais do que isso, Lula tem o apoio de seis dos 13 presidenciáveis que disputaram a última eleição, vencida por Jair Bolsonaro.

O caso mais natural é o de Fernando Haddad, que sucedeu Lula e se tornou o candidato do PT em 2018. Agora, Haddad, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, concorre ao governo de São Paulo.

Outro caso emblemático é do ex-tucano Geraldo Alckmin. Mais longevo dos governadores paulistas, com 14 anos de mandato à frente do Palácio dos Bandeirantes, Alckmin foi candidato a presidente pelo PSDB no pleito passado. Filiado agora ao PSB, ele é o vice na chapa de Lula.

A esquerda teve três presidenciáveis que declararam apoio a Lula nesta eleição. Dois deles – Guilherme Boulos (PSOL) e Marina Silva (Rede) – permanecem nos mesmos partidos, que se federaram de olho nas eleições gerais deste ano. Os dois são candidatos a deputado federal por São Paulo.

A terceira adesão a apoio a Lula no campo da esquerda é o do escritor João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart. Ele disputou a Presidência em 2018 pelo PPL, partido que foi incorporado, no ano seguinte, pelo PCdoB. Nas eleições 2022, João Vicente não será candidato.

O sexto presidenciável que aderiu a Lula é o economista Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central durante dos governos do petista. Meirelles, que concorreu à Presidência pelo MDB, está filiado ao União Brasil, mas não votará na candidata lançada por seu partidoà Presidência, a senadora Soraya Thronicke.

Formalmente, a Coligação Brasil da Esperança, com Lula presidente e Alckmin vice, conta com dez partidos: PT, PCdoB e PV (que formam a Federação Brasil da Esperança); PSOL e Rede (da Federação PSOL/Rede Sustentabilidade); PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros.

Autor