“Estou sempre pronto para ir à China”, diz Papa Francisco

Pontífice e o presidente chinês, Xi Jinping realizam viagem ao Cazaquistão nesta semana; mas não há previsão de encontro.

Francisco tentou aliviar as relações historicamente ruins entre a Santa Sé e a China | Foto: Yara Nardi/Reuters

O Papa Francisco disse nesta terça-feira (13) durante viagem de ida ao Cazaquistão que está disposto a ir à China a qualquer momento, mas “não tem notícias” a oferecer devido a especulações de que ele poderia se encontrar com o presidente da China, Xi Jinping, que também estará no país.

A declaração foi dada a jornalistas que acompanharam o voo papal para república da Ásia Central, o pontífice foi questionado se poderia se encontrar com Xi na capital Nur-Sultan, onde os dois estarão.

“Dele estar lá também, eu não sei nada. Mas estou sempre pronto para ir à China”, respondeu.

Essa não é a primeira vez que Papa Francisco manifesta interesse para visitar o país asiático, com quem a Igreja tem melhorado as relações bilaterais nos últimos anos. Desde 2015, quando foi para a Coreia do Sul, o pontífice afirma que tem vontade de encontrar o povo chinês. Santa Sé e China devem, inclusive, anunciar até outubro a renovação do acordo sino-vaticano assinado em setembro de 2018 e renovado por duas vezes.

O pacto permite que Igreja Católica nomeie os bispos chineses e não mais o governo de Pequim. Mas, como ocorreu anteriormente, não deve avançar sobre questões que envolvem Hong Kong ou na relação da instituição chinesa com outras dioceses pelo mundo por conta da chamada “política de não interferência” do governo Xi.

Francisco ficará no Cazaquistão até quinta-feira (15) participando de um encontro de paz de líderes religiosos mundiais e tradicionais marcado pela ausência conspícua do Patriarca Ortodoxo Russo Kirill, que apoia a guerra na Ucrânia.

O líder religioso, de 85 anos, chegou ao país após seis horas de voo e ficará três dias no encontro. Com problemas de mobilidade, o papa recorreu pela primeira vez uma rampa para embarcar no avião em Roma em cadeira de rodas.

__
Com informações da ANSA

Autor