Piauí: força de Lula pode alavancar Rafael Fonteles na reta final

Lula tem 61% das intenções de votos do eleitorado piauiense, contra apenas 20% de Bolsonaro

Apoio de Lula pode beneficiar Rafael Fonteles (PT) na eleição ao governo do estado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ser o trunfo a decidir a eleição para o governo do Piauí. Conforme dados da última pesquisa Ipec, divulgados pela TV Clube entre esta segunda-feira (12) e esta terça-feira (13), Lula tem 61% das intenções de votos do eleitorado piauiense, contra apenas 20% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na sequência, aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT, 7%) e a senadora Simone Tebet (MDB, 8%) e, de 1% para 2%. Há 4% de votos brancos e nulos, além de 3% de indecisos. A pesquisa Ipec ouviu 800 eleitores, em 38 municípios do Piauí, de 9 a 11 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Apesar da dianteira folgada de Lula, a transferência de voto – da eleição federal para a estadual – tem sido lenta. Apoiado pelo ex-presidente, Rafael Fonteles (PT) cresceu em relação ao levantamento anterior – ele passou de 23% em 22 de setembro para 29% agora na disputa ao governo estadual.

Mas Silvio Mendes (União Brasil) também subiu acima da margem de erro, indo a 43%. Os demais candidatos – Coronel Diego Melo (PL), Geraldo Carvalho (PSTU), Gustavo Henrique (Patriota), Gessy Lima (PSC), Lourdes Melo (PCO), Madalena Nunes (PSOL) e Ravenna Castro (PMN) têm, juntos, 9%.

O nome de Gessy Lima foi mantido na pesquisa, mas ela teve a candidatura indeferida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) na segunda-feira (5). Brancos e nulos somam 10%, enquanto outros 10% não souberam responder.

Se a eleição fosse hoje, Silvio Mendes, ex-prefeito de Teresina, seria eleito no primeiro turno, com 54%. A expectativa da campanha de Rafael Fonteles é a de que, nesta reta final, sua candidatura seja ainda mais atrelada à força de Lula. Ele também conta com o apoio de Wellington Dias, ex-governador (2015-2022) e hoje candidato ao Senado.

Jovem político, Fonteles tem 36 anos e foi secretário estadual de Fazenda. Formado em Matemática, é professor e empresário. Seu vice é Themístocles Filho (MDB).

Autor