Lula quer agro superior aos EUA, com preservação e menos agrotóxicos

À CNN, ex-presidente falou que a agricultura é imprescindível e disse que produtores rurais que cuidam do meio ambiente atendem ao que o mundo comercial cobra.

Foto: Ricardo Stuckert

Em entrevista à CNN na segunda-feira (12), o ex-presidente Lula (PT) disse que no agronegócio existem muitos produtores rurais que sabem que é necessário produzir em conjunto a “uma política de preservação ambiental” e com respeito à questão climática, pois é isto que o “mundo comercial vai cobrar do Brasil”.

Para o candidato à presidência, o agro “tem muita gente responsável” que preserva o meio ambiente e não quer “invadir” nenhum bioma, em referência ao pantanal e à Amazônia. Segundo Lula, estes produtores ganharam muito dinheiro nas gestões do seu partido e ele projeta que a produção passe a dos Estados Unidos, utilizando menos defensivos agrícolas.

Leia também: Lula, Marina e o meio ambiente

“A agricultura é imprescindível para o Brasil nesse instante. O agronegócio é importante e não é de hoje. E Deus queira que o Brasil cresça tanto que chegue a desbancar os EUA. Agora, tudo isso é possível produzir sem a quantidade de agrotóxico que está sendo utilizada e sem invadir nenhum bioma, que nós precisamos preservar”, enfatizou.

Sobre uma possível rejeição do setor, Lula ponderou que existe apoio e rejeição para os dois lados: “Você tem no agronegócio uma parte que não vota no PT, como você tem outra parte que vota. Tem pequenos produtores que votam e pequenos produtores que não votam”, concluiu.