Os 120 anos do nascimento de Juscelino Kubitschek

Além de presidente, JK foi prefeito, governador, deputado federal e senador. Teve os direitos políticos cassados na ditadura, ficou no exílio e foi preso com o AI-5.

Foto: Arquivo

Conhecido pelo plano de desenvolvimento 50 anos em 5 e por colocar em execução as obras de construção de Brasília enquanto esteve como presidente da República (1956-1961), Juscelino Kubitschek (JK) foi lembrado pelos 120 anos de seu nascimento na segunda-feira (12).

Nascido em 12 de setembro de 1902, em Diamantina, Minas Gerais, Juscelino também foi prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais, deputado federal e senador. A data foi lembrada em homenagem promovida pelo Senado no Memorial JK, na capital federal, com a presença do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e outros parlamentares.

Ao Correio Braziliense, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) classificou a construção de Brasília como a maior obra do século em todo o mundo, além de lembrar do combate às desigualdades regionais por Kubitschek por meio da integração do país.

Juscelino Kubitschek e Lúcio Costa, Brasília DF, 1957. Foto: Jean Manzon/Itaú Cultural

Após deixar a presidência, JK assumiu como senador pelo estado de Goiás (1961-1964) e pretendia voltar a concorrer à presidência nas eleições de 1965.

No entanto, com o golpe militar de 1964, teve os direitos políticos cassados e foi para o exílio, onde esteve na Europa e nos Estados Unidos. No ano seguinte passou alguns dias no Brasil, só retornando em definitivo em 1967. Porém foi preso com o AI-5, em 68. Ficou nove dias preso e depois cumpriu período em prisão domiciliar.

O ex-presidente viveu sob ameaças e veio a falecer, em 1976, em um acidente de automóvel na Rodovia Presidente Dutra, na altura do município de Resende (RJ).

Com informações Senado Notícias