Lula venceria Bolsonaro no 2º turno por 51% a 38%, aponta pesquisa

Em relação ao levantamento da semana passada, os dois presidenciáveis oscilaram dentro da margem de erro.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria eleito presidente do Brasil se a votação ocorresse hoje. É o que aponta a nova rodada de pesquisa da FSB, contratada pelo BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (12).

Conforme o levantamento, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a reduzir um pouco sua desvantagem para Lula, mas segue em situação complicada em sua campanha à reeleição. Na simulação de primeiro turno, o petista tem 41% das intenções de voto, contra 35% do candidato do PSL. A diferença entre eles, de seis pontos percentuais, é a menor desde 2021.

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT, 9%), Simone Tebet (MDB, 7%), Felipe D’Ávila (Novo, 1%) e Soraya Thronicke (União Brasil, 1%). Os demais candidatos não pontuaram. Segundo a pesquisa, 3% não vão votar em nenhum candidato, 2% votarão em branco ou nulo, e 1% não sabe ou não respondeu

No segundo turno, a dianteira de Lula permanece inabalável. Ele iria a 51%, e Bolsonaro, a 38%. Em relação ao levantamento da semana passada, os dois presidenciáveis oscilaram dentro da margem de erro.

A pesquisa BTG/FSB ouviu 2 mil eleitores, por telefone, de 9 a 11 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor