TSE já recebeu 26 ações contra fake news de bolsonaristas

Combate às notícias falsas tem sido feito por denúncias, checagem e divulgação de conteúdo de alerta. O site Verdade na Rede já recebeu mais de 7 mil denúncias.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu 26 ações contra fake news divulgadas por bolsonaristas. Do total, 18 ações foram movidas pelo PT e 8 pelo PDT.

Entre os envolvidos na disseminação de notícias falsas, segundo o levantamento da Folha de São Paulo, estão as contas do presidente Jair Bolsonaro (PL), dos seus filhos, Flávio (senador), Eduardo (deputado federal) e Carlos (vereador RJ), além de deputados federais da base aliada, da ex-ministra Damares Alves e do empresário Luciano Hang, conhecido pela alcunha “véio da Havan”.

Entre as mentiras divulgadas pela rede bolsonarista está a de que Lula fechará igrejas evangélicas, caso eleito. Outro tipo de ataque é direcionado ao sistema eleitoral, indicando que haverá fraude em benefício ao ex-presidente nas eleições.

Leia mais: Fake news em baixa: eleitor rechaça boato de que Lula fechará igrejas

A equipe de campanha de Lula tem recebido denúncias pelo site Verdade na Rede. O PT já recebeu mais de 7 mil denúncias de fake news. As informações são checadas e o partido divulga em suas redes conteúdo alertando sobre as informações enganosas.

A presidente nacional do partido Gleisi Hoffmann também enviou para aplicativos de mídias sociais e reprodutor de vídeos, como Facebook e Youtube, pedido para combate às fake news e mensagens de ódio em suas redes, com a solicitação para que conteúdos que incitem a violência sejam removidos.

Com informações de agências

Autor