Lula precisa de 1/4 dos votos de Ciro e Tebet para vencer no 1º turno

“Se esses eleitores (da terceira via) resolverem migrar logo no primeiro turno para Lula, pode ser que tenhamos uma antecipação de segundo turno com voto estratégico”, diz diretor da Quaest

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tornou pública a meta de vencer a eleição 2022 já no primeiro turno, no próximo dia 2 de outubro. “Se o cara que tem 1% quer ir para o segundo turno, por que nós não podemos ganhar no primeiro turno, se falta apenas um tiquinho? Quanto falta para a gente chegar lá?”, declarou Lula, na terça-feira (6), durante reunião com a coordenação de sua campanha presidencial.

Afinal, de quantos votos o petista precisa para cumprir esse objetivo?

A última rodada da pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quarta-feira (7), mostra Lula com 44% das intenções de voto. Seus adversários, juntos, somam 47%, sendo 34% de Jair Bolsonaro (PL), 7% de Ciro Gomes (PDT), 4% de Simone Tebet (MDB), 1% de Felipe D’Ávila (Novo) e 1% de Soraya Thronicke (UB).

A eleição se define em um único turno se qualquer candidato tiver mais da metade dos votos válidos (excluindo-se brancos e nulos). Hoje, Lula tem 48,35% desses votos nominais e está a apenas a 1,65 ponto percentual da vitória no primeiro turno. Este é o “tiquinho” que lhe falta para derrotar de forma mais breve o bolsonarismo.

Embora ainda haja eleitores indecisos – que podem migrar em maior número para Lula e antecipar o final da disputa –, a coligação Brasil da Esperança aposta no voto útil. A perspectiva é tirar votos que estão atualmente com Ciro e Tebet – os dois candidatos chegam, somados, a 11%.

Segundo o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, bastaria a Lula tirar apenas um quarto dos votos da terceira via para vencer num turno só. Porém, desde o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, o bloco da terceira via foi justamente o que mais cresceu na preferência do eleitorado.

É como se o ex-presidente tivesse de iniciar uma nova tática agora, a 24 dias da eleição, para colher mais à frente eventuais dividendos eleitorais. “Talvez esteja aqui o grande movimento que pode acontecer na reta final. Se esses eleitores (de Ciro e Tebet) resolverem migrar logo no primeiro turno para Lula, pode ser que tenhamos uma antecipação de segundo turno com voto estratégico”, diz Felipe Nunes. “Melhor esperar mais duas semanas, pelo menos.”

Um recorte da pesquisa Genial/Quaest mostra que há razões para certo otimismo. Dos eleitores de Ciro, 56% declaram que votariam em Lula num segundo turno contra Bolsonaro. Entre os eleitores de Tebet, esse índice é de 41%. Se metade desses potenciais eleitores de Lula antecipar seu voto no ex-presidente já no primeiro turno, as eleições 2022 acabam em 2 de outubro.

Autor