“Bolsonaro deve explicar como pagou 51 imóveis em dinheiro”, diz Lula

Ex-presidente foi às redes sociais, na noite de 7 de setembro, criticar o uso eleitoral que Bolsonaro fez do bicentenário da Independência do Brasil

Lula se pronunciou em vídeo. Foto: lula.com.br

Em pronunciamento de 11 minutos, Lula questionou o fato de o atual mandatário ter usado seus discursos nas manifestações do bicentenário da Independência, em Brasília e no Rio de Janeiro, como comício de sua candidatura à reeleição em 2 de outubro e para ofender o próprio Lula.

“Ele deveria estar explicando para o povo como é que a sua família juntou R$ 26 milhões, em dinheiro vivo, para comprar 51 imóveis. É isso que ele tem de explicar, e o Brasil precisa de melhor sorte”, declarou Lula, criticando também o atual presidente por não apontar soluções para os problemas do país.

O líder das pesquisas de intenção de voto para presidente da República disse que Bolsonaro, ao invés de tratar dos problemas que afligem a população, como a educação, a saúde, o desemprego e o arrocho do salário-mínimo, “fala de campanha política e tenta me atacar”.

Leia também: Família Bolsonaro usa dinheiro vivo para fazer campanhas eleitorais

O ex-presidente afirmou, ainda, que o Brasil “precisa de um governo que cuide do povo”. Precisa “de uma pessoa que fale em harmonia, amor, crescimento econômico, industrialização, geração de emprego, aumento de salário”.

Imóveis com dinheiro vivo

No dia 30 de agosto, reportagem do UOL revelou que metade do patrimônio em imóveis da família do presidente Bolsonaro foi comprada em dinheiro vivo (veja aqui: Compra de imóveis com dinheiro vivo pelos Bolsonaros é traço de corrupção).

De acordo com a investigação jornalística, de 107 imóveis negociados pelo presidente e pessoas próximas – como filhos, ex-esposas, irmãos e mãe –, pelo menos 51 foram pagos com dinheiro em espécie, desde que Bolsonaro entrou na política na década de 1990. Em valores atualizados, a soma é de R$ 26 milhões.

Autor