Festa do Avante! firma-se como grande encontro da esquerda em Portugal

A Festa que se realiza todo ano em Portugal, é um grande fórum de debates e solidariedade internacional que revigora os sonhos dos comunistas de todas as partes.

O Partido Comunista Português (PCP) realizou, no último fim de semana, a 46ª edição da Festa do Avante!, evento que foi criado em 1976, como grande celebração cultural e política à Revolução dos Cravos, que dois ano antes havia libertado o país de mais de 40 anos de ditadura. Desde então, o Avante! cresceu e tornou-se muito mais do que isso. Hoje é um festival que reúne partidos e movimentos de todos os cinco continentes. Um grande fórum de debates e solidariedade internacional que revigora os sonhos dos comunistas de todas as partes.

O PCdoB esteve presente mais uma vez e levou a mensagem das esquerdas brasileiras neste momento em que há grande expectativa, no país lusitano, pela eleição de Lula e a superação dos tenebrosos efeitos da ascensão da extrema direita no país, nos últimos anos. O partido participou de duas mesas, durante o evento, sendo uma de solidariedade ao Brasil e outra de apoio à resistência da América Latina na atual conjuntura. Também foi montada a barraca do PCdoB, com a venda de camisetas, a distribuição de materiais informativos e o intercâmbio com militantes de Portugal e de diversos países.

Leia também: Sobre sabores e lutas: um passeio culinário pela Festa do Avante! em Portugal

Essa foi a primeira Festa do Avante! que recuperou toda a sua estrutura e público desde a chegada da pandemia da Covid-19. O Partido Comunista Português chegou a realizar o evento nos anos de 2020 e 2021, mas com inúmeras restrições e adaptações, de forma a preservar a vida e evitar aglomerações. Agora, em 2022, o Avante! voltou à sua grande forma. Atrações para todas as idades, incluindo crianças e bebˆs, tomaram conta da Quinta do Atalaia, na região do Seixal, incluindo exposições, feiras, esporte, gastronomia, exposições, atos políticos e grandes atrações musicais que mobilizam o povo português. Uma festa para a família portuguesa.

Por falar nisso, os artistas que se apresentaram na Festa do Avante! estiveram no centro do debate público em Portugal por conta do questionamento de setores que atacam o Partido Comunista Português nos últimos meses. Por conta da posição dos comunistas na Guerra da Ucrânia, que optaram pela paz e pela isenção em relação ao conflito, o PCP tornou-se alvo. O radicalismo de militantes pró-Ucrânia se estendeu aos artistas, que foram intimidados para não se apresentarem na Festa. Apesar disso, os shows aconteceram, com animação, pluralidade, democracia e sem censuras, como é da tradição da Festa do Avante! ao longo de todos esses anos.

Leia também: Brasil e América Latina são destaque na Festa do Avante! em Portugal

Foi também uma edição da festa com forte componente da política local portuguesa, após as últimas eleições parlamentares no país, em janeiro. O fim da Geringonça – o governo que contou com a participação das forças de esquerda na gestão de Antonio Costa, do Partido Socialista (PS) – marca a partir de agora um novo ciclo para o PCP. Em seu comício de encerramento do Avante!, o secretário geral do PCP Jeronimo de Sousa criticou a postura de Antonio Costa e do PS pelo seu alinhamento às forças reacionárias do país para uma política que retira direitos e prejudica os trabalhadores.

Para o Brasil, a 46ª Festa do Avante! foi também um espaço de troca e aprendizado valiosos para o desenvolvimento da nossa própria festa comunista, o Festival Vermelho, que teve sua primeira edição realizada no último mês de março. As conversas com os camaradas portugueses e de todo o mundo, assim como o conhecimento adquirido em cada espaço do Avante!, ao longo de três dias, são de grande importância para que o Brasil também possa, em breve ter uma das principais celebrações da esquerda no nosso continente e no mundo.

Após 46 anos, a Festa do Avante! caminha para meio século de celebração da esperança e dos valores revolucionários portugueses que inspiram também a nossa luta no Brasil. Estaremos de volta, em 2023, para continuar a nossa história e dar a nossa mais dedicada colaboração. Como se diz em Portugal, não há festa como essa. Viva o Avante! Viva o socialismo. Vamos em frente.