Pesquisas da semana começam confirmando a dianteira de Lula

Dados também serão divulgados para disputas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal; Confira agenda da semana

Lula segue na liderança nas pesquisas de intenção de voto para presidente | Foto: Ricardo Stuckert

As novas pesquisas de intenção de voto devem indicar ao longo da semana como ficará o cenário frente a disputa presidencial, que se mantém estável e com Lula (PT) estacionado na liderança. Serão três sondagens nacionais entre as principais empresas de opinião pública: Ipec, Quaest e Datafolha, nessa ordem.

Os eleitores e campanhas também conhecerão mais dados sobre as disputas para Governo e Senado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

Confira a agenda dos próximos levantamentos:

– Segunda-feira (5): IPEC/TV Globo (Brasil)

A 3º rodada da série contratada pela TV Globo será divulgada nesta segunda-feira, no Jornal Nacional, a partir das 20h55. O instituto (ex-Ibope) ouve 2.512 eleitores de todas as regiões. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-00922/2022.

A pesquisa do Instituto divulgada na última semana indicou um cenário de estabilidade no primeiro turno da eleição presidencial, com Lula 12 pontos à frente de Bolsonaro.

– Terça-feira (6): IPEC (Rio de Janeiro)

Novos dados da disputa no Rio de Janeiro para governador e senador serão divulgados na terça-feira pela TV Globo. O Ipec ouve 1.504 eleitores do estado. A margem de erro é estimada em três pontos percentuais.

– Terça-feira (6): IPEC (São Paulo)

Novos dados divulgarão nesta terça-feira novo estudo sobre as intenções de voto dos paulistas para governador e senador. O Ipec ouve 1.504 eleitores do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

– Terça-feira (6): IPEC (Minas Gerais)

Na terça-feira também será dia de conhecer o cenário atual da disputa para governador e senador em Minas Gerais. Nos mesmos moldes das pesquisas em São Paulo e no Rio, o levantamento do Ipec terá 1.504 entrevistados, também com margem de erro de três pontos percentuais.

– Terça-feira (6): IPEC (Distrito Federal)

No Distrito Federal, o Ipec entrevistará 1.200 eleitores sobre a disputa para o governo e o Senado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%.

– Terça-feira (6): Ipec (Pernambuco)

Os dados sobre a disputa para governador e Senador em Pernambuco também saem na terça-feira. A pesquisa será embasada por 1.200 entrevistas realizadas de 31 de agosto a 6 de setembro com eleitores do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais.

– Quarta-feira (7): Genial/Quaest (Brasil)

Os resultados da nova rodada da série Genial/Quaest serão divulgados na quarta-feira, dia do feriado 7 de Setembro. O instituto de pesquisas fez 2 mil entrevistas presenciais em domicílios com eleitores de 16 anos ou mais no período de 1° a 4 de setembro. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou para menos, para um nível de confiança de 95%.

– Quinta-feira (8): Genial/Quaest (São Paulo)

Serão feitas 2.000 entrevistas com perguntas sobre intenções de voto para governador e senador no maior colégio eleitoral do país. O campo será feito entre os dias 2 e 5. Também serão medidas intenções de voto para presidente no estado.

– Sexta-feira (9): Genial/Quaest (Minas Gerais)

Em um dos estados-chave desta eleição, a Quaest entrevistará 2 mil eleitores entre os dias 3 e 6 para medir intenções de voto para presidente, governador e senador.

– Sexta-feira (9): Datafolha (Brasil)

Contratada pela “Folha de S.Paulo” e TV Globo, a pesquisa Datafolha será divulgada desta vez na sexta-feira, a tempo de captar eventuais repercussões nas intenções de voto do feriado de 7 de setembro, que está sendo organizado em diversas capitais ao redor do presidente Jair Bolsonaro. O levantamento será feito com uma amostra nacional de 2.676 eleitores. As entrevistas pessoais serão feitas em apenas dois dias, 8 e 9, de setembro, a tempo de captar percepções pós-manifestações.

As entrevistas Ipec e Quaest são feitas nas casas dos eleitores. O Datafolha em entrevistas pessoais nas ruas. Ipespe e PoderData realizam sondagens por telefone.

Autor