Com Lula líder, pesquisa Ipec mostra estabilidade na disputa presidencial

Levantamento encomendado pela TV Globo e divulgado pelo Jornal Nacional na noite desta segunda-feira (5/9) traz Lula com 44% das intenções de voto.

Lula e Alckmin lideram o movimento #VamosJuntosPeloBrasil. Foto: Ricardo Stuckert

A nova pesquisa do Instituto Ipec (antigo Ibope) para presidente da República reafirma a liderança da candidatura de Lula e Alckmin no primeiro turno, com 44%, 13 pontos à frente de Bolsonaro (PL), que oscilou um ponto para baixo e aparece com 31%. Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro, com 8%, e Simone Tebet (MDB) aparece em quarto com 4%. Brancos e nulos somam 6% e eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam somam 5%.

Os dados foram coletados presencialmente com 2.512 eleitores de todas as regiões do Brasil, nos dias 2 a 4 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia também: Lula continua 12 pontos à frente na corrida presidencial, diz pesquisa IPEC

Esta terceira rodada da série semanal contratada pela TV Globo já reflete a propaganda eleitoral na televisão e no rádio, que começou a ser veiculada no dia 27 de agosto, e mostra estabilidade de Lula na liderança. Na pesquisa anterior do instituto, divulgada em 29 de agosto com dados coletados entre 26 e 28 daquele mês, Lula tinha 12 pontos à frente, com 44%, enquanto Bolsonaro estava com 32% das intenções de votos. E na primeira rodada, em 16 de agosto, os números eram exatamente os mesmos: 44% para Lula e 32% para o atual presidente.

O Ipec também simulou a disputa para segundo turno. Lula subiu para 52% (aumento de dois pontos) e Bolsonaro caiu para 36% (tinha 37%). Na mesma pesquisa, a desaprovação ao governo registra 57%.

Reprodução TV Globo

Quatro pesquisas

Nesta semana de 5 a 9 de setembro está prevista divulgação de quatro pesquisas eleitorais para a Presidência da República – BTG FSB, Ipec, Quaest e Datafolha, nessa ordem. A primeira foi divulgada na manhã desta segunda-feira (5), confirmando a liderança de Lula no primeiro e no segundo turnos, se a eleição fosse hoje. Veja aqui: BTG/FSB: Lula lidera com 42% das intenções de voto.

Autor