Brasil e América Latina são destaque na Festa do Avante! em Portugal

Edição deste ano, iniciada na sexta (2), reuniu representantes de partidos de esquerda e movimentos de todo o mundo

Terminou neste domingo (4), em Portugal, a 46ª Festa do Avante!, promovida pelo Partido Comunista Português (PCP). A edição deste ano, iniciada na sexta (2), reuniu representantes de partidos de esquerda e movimentos de todo o mundo.

Passeando pelos estandes montados na Quinta da Atalaia, no Seixal, próximo a Lisboa, encontramos uma grande diversidade de cores, bandeiras, sabores e reivindicações, um mapa do atual conjunto de lutas populares nos cinco continentes. O Brasil foi representado, com a barraca do PCdoB, livros, bandeiras e camisetas, além de material de divulgação sobre a mobilização das esquerdas no nosso país.

No sábado (3), o Brasil e a América Latina foram destaque na programação. A mesa “Solidariedade ao Brasil” contou com a participação do PT e do PCdoB. Já no debate “A América Latina Luta e Resiste”, além do PCdoB, estiverem presentes representantes do Partido Comunista de Cuba (PCC), do Partido Comunista Colombiano, do Partido Comunista do Uruguai (PCU) e do Partido dos Trabalhadores (PT) Lisboa.

Os debates reuniram centenas de pessoas nos Espaços Braga e Central. “O mais importante é unidade de Nossa América. A luta e de resistência, de dialogar, de unir, de denunciar as campanhas mediáticas, de construir o mundo justo e próspero e não esquecer a dignidade de nossas terras e origens”, destacou Yusmari Diaz Perez, embaixadora de Cuba em Portugal

Jaime Cedano, do Partido Comunista Colombiano, lembrou a recente vitória de Gustavo Petro na eleição presidencial. Foi a primeira vez que a esquerda assumiu o poder no país. “A vitória dos inquietos na Colômbia é o resultado de muitos anos de resistência e construção de processos políticos e socialistas unitários”, afirmou.

Neste domingo, a Festa do Avante! foi marcada por atrações musicais de diversos estilos, gastronomia e exposições.